Record e SBT passaram mais um ano numa guerra décimo a décimo pela vice-liderança no ranking de audiência.
A competição morna rende um efeito colateral: os dois canais se preocupam tanto entre si que deixam a Globo se distanciar cada vez mais no Ibope.
Em 2015, a emissora da Barra Funda deu um salto sobre a emissora da Família Marinho com o desempenho arrebatador de ‘Os Dez Mandamentos’.
Imaginou-se que, finalmente, a toda poderosa Globo passaria a sofrer concorrência acirrada – e isso sempre é positivo, pois exige mais investimento em qualidade artística.
Infelizmente foi um êxito isolado da Record. A segunda temporada de ‘Os Dez Mandamentos’ não alcançou a mesma repercussão.
A novela seguinte, ‘Terra Prometida’, conseguiu boa audiência, mas igualmente sem entusiasmar o público nem ameaçar a Globo.
No momento, a principal produção do canal, ‘Apocalipse’, viveu uma crise múltipla: de identidade e público.
O texto original foi retalhado e o telespectador da Record, que parecia fiel à ficção produzida pela emissora, rejeitou a ‘guerra santa’ que a novela propõe.
A outra produção inédita no ar, ‘Belaventura’, às vezes dá menos audiência do que as reprises vespertinas.
A empresa se vê numa situação delicada com sua grande aposta – as novelas – sem força para impulsionar uma arrancada no Ibope.
Por sorte, a emissora do bispo Edir Macedo não enfrenta problemas financeiros. Pode fazer novos investimentos para tentar virar o jogo em 2018.
Já o SBT sofre com os “maus resultados”, nas palavras do próprio dono, Silvio Santos, ditas durante a festa de fim de ano da emissora.
“Eu só tenho colocado dinheiro nesses dois (últimos) anos”, explicou o apresentador aos funcionários. Nas últimas semanas, cerca de 150 profissionais foram dispensados do canal.
Sem ousar na programação, o SBT não produz um fenômeno de audiência faz tempo. O destaque no Ibope são as novelas direcionadas ao público infantil. Têm funcionado, mas sem surpreender.
E assim, com Record e SBT mergulhados em problemas internos, a Globo acelera no topo do ranking. Na média diária, das 7h à meia-noite, frequentemente registra mais pontos de audiência do que os dois concorrentes juntos.
Na semana de 3 a 9 de dezembro, por exemplo, Globo marcou média de 16.2 pontos, enquanto a soma de Record (6.2) e SBT (6.4) deu 12.6 pontos. Estes números são da aferição do Ibope na Grande São Paulo.
Em 2018, a Globo terá uma vantagem gigantesca em relação às rivais: a transmissão dos jogos da Copa do Mundo na Rússia. Audiência garantida e mais propulsão para se distanciar de Record e SBT.