O 1º capítulo da nova novela das 18h da Globo, ‘Garota do Momento’, foi um presente a quem aprecia a teledramaturgia clássica.
Tudo funcionou bem, a começar pela apresentação dos personagens principais. Bastaram poucas cenas para a personalidade e as intenções serem ressaltadas.
Carol Castro foi arrebatadora como Clarice, mãe da protagonista Beatriz (Duda Santos). Dosou sonho e sofrimento, romantismo e desespero.
A caracterização para rejuvenescer Fábio Assunção ficou no limite do crível. O ator está convincente ao viver um homem dúbio, capaz de agredir uma amante e, ao mesmo tempo, ser verdadeiramente apaixonado por Clarice.
Sempre luminosa, Lilia Cabral domina as cenas quando surge como Maristela, tão cruel quanto ardilosa e elegante. Parece uma vilã saída de um conto de fadas. Econômica nos gestos e grandiosa na expressividade. A ironia dá um charme extra à malévola.
Ao redor dela orbita uma aprendiz de vigarices e diabruras, Zélia. Letícia Colin se consolida como uma das melhores atrizes de sua geração. É um prazer vê-la atuando sempre com intensidade na dose certa.
Alçada a protagonista após encantar o público como Maria Santa em ‘Renascer’, Duda Santos teve poucos momentos. O suficiente para mostrar o idealismo de sua Beatriz, tanto para cuidar das crianças do Solar dos Pequenos quanto para ir em busca da mãe desaparecida, Clarice.
No fim do capítulo, a professora conheceu o homem por quem vai se apaixonar, Beto (Pedro Novaes), com direito a tapa no rosto dele, acidentalmente, quando o bom moço a salva de rapazes inconvenientes num cortejo de Carnaval. A primeira troca de olhares prometeu um amor capaz de ganhar a torcida dos telespectadores.
‘Garota do Momento’ recorre a elementos clássicos e quase infalíveis: o preconceito de ricos contra pobres, mocinha com amnésia, vilões podres de chiques, uma heroína graciosa e obstinada, um mocinho bonito e protetor.
Tudo isso embalado em belíssimos cenários e figurinos em viagem agradável às décadas de 1940 e 1950. A trilha sonora com rock dançante faz a gente ter vontade de pular do sofá para arriscar uns passos diante da TV.
Em seu 1º trabalho na Globo, Maísa Silva não apareceu na estreia, mas sua personagem deve ‘causar’ assim que surgir: uma adolescente mimada criada como filha por Clarice, e rival de Beatriz. O carisma da atriz-influenciadora será testado no campo da vilania.
Durante a exibição do capítulo, ‘Garota do Momento’ gerou várias citações nos Trending Topics do X (antigo Twitter). Essa empolgação na internet é imprescindível a um produto de televisão para atingir as novas gerações.
Criada e escrita por Alessandra Poggi (‘Os Dias Eram Assim’, ‘Além da Ilusão’) e um time de colaboradores, a novela tem direção-geral de Jeferson De e direção-artística de Natália Grimberg.