Um anúncio de 30 segundos no intervalo do ‘Jornal Nacional’ ou da novela das 21h não sai por menos de R$ 1 milhão. Multiplique por dezenas de exibições em uma campanha longa para promover um produto ou serviço. O alto investimento explica as receitas anuais do grupo de comunicação da família Marinho. Em 2022, foram R$ 15,1 bilhões, a maior parte justamente da comercialização de espaço comercial na TV.
Com acelerado crescimento de influência, a internet atrai cada vez mais investimentos das grandes agências de publicidade e seus clientes. Recebeu 38% das verbas nos primeiros três trimestres de 2023, contra 40,6% da televisão. Estima-se que o digital vai ultrapassar a TV em dois ou três anos.
Para o empresário Ricardo Nunes, fundador do Grupo R1 e do Método RGV de marketing e vendas, anunciar na televisão ainda garante o maior e mais rápido resultado. Ele fala com a experiência de quem comandou a rede de lojas Ricardo Eletro e direcionou milhões para anúncios nos intervalos da programação.
Por que o comercial do intervalo continua a funcionar tanto?
Sempre digo que as redes sociais são mais um canal de comunicação. Se você quer conversar com a massa, não adianta, TV ainda é TV. Fazer propaganda em um programa de televisão como o Domingão com Huck, do Luciano Huck, é tiro de canhão. Eu anunciava bastante no Domingão do Faustão e nas transmissões de futebol. O resultado era absurdo, e continua sendo.
A audiência média dos programas de TV caiu. Essa perda de público não afetou o retorno aos anunciantes?
Trabalho com vários grandes empresários. Quando a gente coloca um anúncio na televisão, explode a venda. A rede social também é importante, porque hoje está na mão do consumidor, literalmente, por meio do celular. E você consegue atingir os jovens. Muitos deles nem sequer assistem à televisão. Então, indico estar em todos os canais. Se o seu segmento é moda, por exemplo, precisa criar uma cadeia de influenciadoras.
Ainda se justifica pagar tão caro para anunciar na Globo?
A internet está cada vez mais importante para quem quer vender, mas ninguém pode dizer que a TV não funciona mais. A Globo, indiscutivelmente, continua a ser o maior canal de venda que existe. Pode chiar, não gostar do canal, mas colocou Globo, explode de vender.
O mercado aguarda com ansiedade a divulgação do balanço comercial de 2023 do Grupo Globo. Há expectativa de ter fechado no azul após três anos complicados em que sacrificou o lucro para manter os investimentos, especialmente no Globoplay. Mesmo com faturamento crescente, todas as emissoras de TV enfrentam dificuldade para lucrar devido aos custos de operações.