Única mulher entre os cinco finalistas, Ana Barbosa venceu a edição com anônimos do ‘Big Brother’ em Portugal. Levou o prêmio de 52 mil euros (R$ 328 mil). O reality show do canal TVI terminou na madrugada deste sábado (1), pouco depois da virada do ano. A transmissão ao vivo atraiu a atenção do País.
A temporada foi protagonizada por LGBTs. Os dois apresentadores, Claudio Ramos e Manuel Luís Goucha, são homossexuais declarados. Entre os competidores favoritos havia dois gays, António e Bruno. Um participante, Lourenço, se revelou homem trans. A própria Ana contou no programa ter tido experiências com outras mulheres. Foi a edição da diversidade.
Não é exagero classificar Ana Barbosa, de 43 anos, como uma Cinderela da vida real. Ela nasceu em uma família pobre de Portugal. Na adolescência, se viu obrigada a fugir de casa por conta da violência praticada pelo pai alcoólatra. Sua mãe também apanhava e acabou indo embora.
Sentindo-se desamparada e em risco, Ana foi tentar a sorte na Suíça. Começou a trabalhar como faxineira em escolas. Bela, fez alguns trabalhos como modelo. Investiu nos estudos e, hoje, é gerente em uma multinacional na cidade de Genebra.
O exemplo dramático do casamento dos pais não a fez desistir do amor. Conheceu um homem por quem se apaixonou, Ricardo. Casaram-se. Ela não tinha vontade de ser mãe, porém, um dia descobriu que estava grávida. Ao fazer exames de imagem do pré-natal, recebeu a notícia de que tinha um câncer no útero. Ela já havia vencido um tumor no estômago.
Conseguiu conciliar o tratamento contra a doença e a gravidez. Sua filha, Pilar, nasceu saudável. Agora, a campeã do ‘Big Brother’ português encara outro drama: sua mãe, Maria José, foi diagnosticada com câncer nos ossos e metástase. Mais um desafio que Ana Barbosa precisará enfrentar.
Neste domingo (2), a TVI colocará no ar outra edição do reality, o ‘Big Brother Famosos’. A imprensa portuguesa afirma que haverá pelo menos 1 ex-concorrente do ‘Big Brother Brasil’ no elenco. A conferir.