Em maio deste ano, Rosana Valle despediu-se dos telespectadores da TV Tribuna, afiliada da Globo na Baixada Santista. A repórter sempre aparecia em telejornais como o ‘SP1’ e o ‘Jornal Hoje’, e apresentava o ‘Rota do Sol’, programa exibido no litoral paulista e Vale do Ribeira.
Em sua primeira incursão na política, a jornalista foi eleita deputada federal pelo PSB com 102 mil votos. “Eu não esperava tantos votos assim. A responsabilidade é imensa agora”, disse ao site de ‘A Tribuna’.
Rosana destacou-se por pautas de cidadania. Denunciava problemas que afetavam o dia a dia das pessoas. Tornou-se uma espécie de porta-voz dos moradores da Baixada Santista. Esse papel gerou a popularidade responsável por elegê-la com a maior votação da região.
Filha de um estivador e uma dona de casa, a comunicadora, de 47 anos, é casada e mãe de dois rapazes. Publicou livros sobre turismo, ganhou prêmio por matéria a respeito de sustentabilidade e foi homenageada em 2014 pela escola de samba Padre Paulo, de Santos.