Uma personagem complexa em uma fase difícil da vida pessoal. Essa foi a realidade enfrentada por Adriana Esteves ao entrar para o elenco de ‘Renascer’ em 1993.
Então com 23 anos, a atriz vinha do sucesso como Marina em ‘Pedra Sobre Pedra’, porém, sofria profundamente com o fim de seu casamento com o lutador de jiu-jítsu Totila Jordan.
Sua personagem Mariana era ambígua: parecia ser a mocinha da trama, mas, na verdade, era uma vilã que aos poucos desistia do plano de vingança contra o marido, Zé Inocêncio (Antônio Fagundes), enquanto alimentava a paixão do enteado Zé Pedro (Marcos Palmeira).
Os telespectadores não gostaram de tal dualidade. Numa época sem acesso fácil à internet e pré-redes sociais, o ‘boca a boca’ se encarregou de espalhar críticas contra a artista.
Na ocasião, era comum o público confundir personagem e intérprete. Parcela relevante da imprensa endossou a reprovação em artigos de jornais e revistas. Adriana Esteves virou um saco de pancadas.
Já fragilizada pelas dores emocionais da intimidade, ela caiu em depressão. “Foi um período muito triste”, relatou em entrevista à ‘Quem’ em 2011. “Muito sofrido. Fui medicada, tratada.” Ela precisou recorrer à psicoterapia. “Fui ao fundo do poço.”
No folhetim rural, Mariana se redimiu, mas não teve final feliz. Após a morte de Zé Inocêncio, ela deixou a fazenda. Sozinha, saiu em busca de outro rumo na vida.
Com o fim das gravações, Adriana Esteves se recolheu. Foram dois anos de luta contra o transtorno emocional que a desequilibrou. “Aproximei-me de amigos, amadureci muito. Voltei a trabalhar de uma forma muito mais forte.”
Em 1995, ela se casou com o ator Marco Ricca, com quem havia contracenado em ‘Renascer’ (ele fazia o médico Zé Augusto, outro filho de Inocêncio). Os dois têm um filho, Felipe.
A união durou nove anos. São amigos até hoje. Em 2006, a artista disse ‘sim’ a Vladmir Brichta. O filho deles chama-se Vicente. Ela é mãe também de Agnes, do primeiro casamento do marido.
Na galeria de tipos memoráveis de Adriana Esteves estão Sandrinha de ‘Torre de Babel’ (1998), Dalva de ‘Dalva e Herivelto’ (2010), Carminha de ‘Avenida Brasil’ (2012), Inês de ‘Babilônia’ (2015), Laureta de ‘Segundo Sol’ (2018), Stela de ‘Assédio’ (2018) e Thelma de ‘Amor de Mãe’ (2019).
No remake de ‘Renascer’, Mariana surgirá na segunda fase, com início previsto para 6 de fevereiro, interpretada por Thereza Fonseca, destaque como Labibe em ‘Mar do Sertão’, trama das 18h encerrada em março de 2023. Formará triângulo amoroso com Marcos Palmeira (Zé Inocêncio) e filho Juan Paiva (Zé Pedro).