A redação do Terra anunciou em primeira mão a saída de Faustão da Band. Ele tinha contrato com o canal até 2026.
A atração diária do apresentador está em baixa no Ibope. Na semana de 8 a 12 de maio registrou média de 2.3 pontos. Não gera relevante repercussão nas redes sociais nem na imprensa.
Há também dificuldade de equilibrar os altos custos de produção com o faturamento publicitário. Um problema que afeta a TV aberta em geral.
Faustão passou a enfrentar um cenário oposto ao de sua estreia, em janeiro de 2022, quando alcançou média de 8.3 pontos e contava com a empolgação de grandes anunciantes.
As portas da Record estão abertas ao comunicador de 73 anos. Ele foi sondado no ano passado, mas não quis conversar. Uma transferência para a TV do bispo Edir Macedo seria um novo impulso na carreira.
A emissora enfrenta perda de público nas tardes de domingo. No domingo (14), o ‘Hora do Faro’ conseguiu apenas 2.9 pontos de média, bem atrás do SBT.
Os defensores da contratação de Faustão argumentam que ele conseguiria atrair mais telespectadores para o fim da tarde e início da noite.
Com isso, a Record poderia até diminuir a diferença para o ‘Domingão com Huck’, líder isolado no horário, e sair da atual estagnação. O departamento comercial da emissora apoia a estratégia.
Há ainda o rumor de Fausto Silva no SBT, para que o canal de Silvio Santos reviva a disputa pela liderança de audiência nas tardes dominicais, como acontecia com o saudoso Gugu Liberato.
Ainda que incerto, o futuro do apresentador deve ser definido em breve. Ele não sinaliza a intenção de se aposentar e a televisão ainda não encontrou um sucessor para seu estilo irreverente.