A Globo voltou a cometer uma gafe no "Jornal Nacional"deste sábado (11). Meses após se atrapalhar ao noticiar a morte da mãe de Pelé, o telejornal cometeu um equívoco nos créditos em reportagem gravada na cidade do Ceará Quixadá, maior município do sertão central daquele estado.
"A Terra da Galinha Choca", como é conhecida por conta de uma pedra de mesmo nome, Quixadá tem pouco mais de 84 mil habitantes, segundo o último censo (2022) e fica distante quase 170km da capital, Fortaleza. Acontece que na tela, o telespectador leu erroneamente que Quixadá se localiza em Alagoas ao assistir reportagem sobre como a população sertaneja consegue prever chuvas na região usando o conhecimento da natureza.
A distância geográfica entre a cidade cearense e o outro estado é superior a 800km (aproximadamente 12 horas de viagem por estrada). Pelo X (antigo Twitter), os internautas ironizaram a gafe global. "Chat GPT fazendo matéria", provocou um.
"Estagiário faltou à aula de Geografia", disparou um segundo. "Nossa que grave! Não vou nem dormir essa noite", minimizou outro.
Mas as gafes não se restringem ao "JN" ou ao "Fantástico", que já trocou as bolas em relação aos bois Garantido e Caprichoso, do festival folclórico de Parintins (Amazonas). Em 2021, enquanto Lázaro Barbosa era perseguido pela polícia após uma série de crimes em Goiás e se escondia, o "SBT Brasil" tropeçou e chamou o serial killer de Lázaro Ramos.
Com bom humor, o ator gravou um vídeo r...
Matérias relacionadas
Faltou aula de inglês! Ludmilla comete gafe com tradutor e leva invertida de Lewis Hamilton