A beleza abre portas, indiscutivelmente, porém, pode também ser uma prisão. Parece ser o caso do lisboeta José Condessa, de 26 anos.
O ator disse à revista ‘TV Guia’ não aguentar mais os rótulos de galã e símbolo sexual. “Às vezes, interessa essa imagem para alguns projetos, mas isso não nos pode definir como ator.”
No momento, ele grava a novela ‘Cacau’, com estreia prevista para janeiro no canal português TVI. Novamente faz o papel de um bonitão sedutor. Desta vez, envolvido em uma trama de herança que acontece numa fazenda na Bahia.
Em dez anos de carreira na TV, Condessa não conseguiu fugir dos estereótipos impostos aos atores explicitamente bonitos. O ator pretende mudar isso em breve. “Anseio muito ficar feio, estropiado, gordo”, disse na entrevista.
Ele gostaria de ter tempo entre uma novela e outra para mudar seu corpo e surgir transformado – para pior, na sua análise politicamente incorreta – a fim de encarar um verdadeiro desafio de interpretação.
Em 2020, José Condessa atuou na novela ‘Salve-se Quem Puder’, da Globo. A interrupção das gravações devido à pandemia de covid-19 o fez retornar a Portugal.
O combinado era voltar ao Rio para continuar o trabalho assim que as condições sanitárias permitissem. Quando o elenco foi novamente convocado, o ator já estava comprometido com outra produção em Lisboa e desfalcou a novela, exigindo mudanças no roteiro.