Globo contesta audiência do YouTube e diz que TV aberta ainda lidera no Brasil

Emissora e Kantar Ibope afirmam que TV linear tem público muito maior que plataformas de vídeo online

11 out 2024 - 15h44
(atualizado às 15h52)
Foto: Instagram/TV Globo / Pipoca Moderna

A Globo e o instituto Kantar Ibope refutaram uma declaração do Google de que o YouTube teria superado as redes de TV aberta em audiência no Brasil. Na quarta (9/10), o YouTube divulgou uma pesquisa que mostrava a plataforma como mais assistida que as cinco principais redes de televisão brasileiras, incluindo a Globo. A emissora rechaçou a informação, afirmando, com o aval do Ibope, que a informação se baseia em dados "declaratórios" e não em medições precisas. Segundo a Globo, os dados divulgados pelo Google, em pesquisa do próprio Ibope, foram levantados por meio do formato Target Group Index (TGI), que coleta declarações de 24 mil brasileiros sem monitoramento da veracidade do consumo informado.

Publicidade

Diferença entre métricas declaratórias e dados auditados

A Globo e o Kantar Ibope argumentam que, ao contrário do TGI, suas métricas tradicionais de audiência são baseadas em dados de consumo efetivo, sem depender de declarações dos entrevistados. De acordo com a emissora, dados auditados (CPV 2023) apontam que a TV linear responde por 74,3% do consumo de vídeo no Brasil, enquanto plataformas de vídeo online representam 25,7%. Apenas a TV Globo abrange 35,4% do total de consumo, sendo, sozinha, 38% maior do que todas as plataformas de vídeo online juntas e vista mais que o dobro de vezes que o YouTube.

Comparação detalhada entre TV e plataformas online

Quando considerado o consumo de vídeo exclusivamente em televisores, o alcance da Globo é ainda mais expressivo: 166% maior que o de todas as plataformas de vídeo online e quatro vezes superior ao do YouTube. A Globo afirma que registrou 6 trilhões de minutos consumidos, mais de cinco vezes o consumo do YouTube em dispositivos de TV tradicional e conectada.

"A Globo também fala com mais gente", afirmam Globo e Kantar Ibope, reforçando em nota que a emissora é vista semanalmente por 136 milhões de brasileiros na TV, enquanto o YouTube precisaria de 28 dias para atingir um público semelhante. "Em média, a Globo atinge em um único dia na TV o que o YouTube leva 28 dias para alcançar", afirmam Globo e Ibope.

Publicidade
Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se