O sucesso do Velho do Rio em ‘Pantanal’ não foi suficiente para garantir a permanência de Osmar Prado na Globo.
Aos 75 anos, o ator não teve o contrato renovado. Entre vidas e vindas, foram mais de 5 décadas de parceria.
Ele estreou em TV na primeira novela do canal, ‘Ilusões Perdidas’, de 1965, ano de fundação da Globo.
Presenteou o público com atuações inesquecíveis, como a do Tabaco de ‘Roda de Fogo’ (1986) e do Tião Galinha em ‘Renascer’ (1993).
Ficou famoso por produzir comoção nos telespectadores com sua entrega ilimitada aos personagens.
Marieta Severo também não faz mais parte do elenco fixo global. Foram quase 40 anos na tela.
Nesse período, a atriz viveu heroínas como a Madeleine de ‘Que Rei Sou Eu?’ (1989) e vilãs inesquecíveis a exemplo da Sophia de ‘Do Outro Lado do Paraíso’ (2017).
Mulheres ricas como a Alma de ‘Laços de Família’ (2000) e populares como a Dona Nenê de ‘A Grande Família’ (2001-2014).
Com 75 anos, a artista marcou sua trajetória pela versatilidade e o trânsito bem-sucedido entre o drama e a comédia.
Cruelmente criticada quando protagonizou ‘Duas Caras’ (2007), Marjorie Estiano deu a volta por cima e conquistou aclamação de público e da crítica.
Seu desempenho como a médica Carolina em ‘Sob Pressão’ (2017-2022) a colocou entre as atrizes mais respeitadas da televisão.
Apesar disso, a Globo não renovou seu contrato. A decisão surpreendeu quem a vê como um talento imprescindível.
Os dispensados poderão voltar ao canal por obra certa, ou seja, com vínculo apenas durante a gravação de uma novela ou série.
A lista de grandes atores que perderam contrato longo com a casa este ano inclui ainda Nívea Maria e Elizabeth Savalla, duas estrelas dos velhos tempos.
Essa onda interminável de cortes tem o objetivo de reduzir custos para possibilitar maiores investimentos em tecnologia e novas produções para o Globoplay.
Se antes havia o temor de os atores irem para a concorrência, a Globo agora acredita que os rivais (especialmente a RecordTV e o SBT) não representam risco relevante.
Enquanto isso, a TV da família Marinho renova a aposta em ex-participantes do ‘Big Brother Brasil’.
Maior cachê entre os integrantes do Camarote na última edição, Jade Picon ganhou chance de ouro de estrear como atriz na novela ‘Travessia’.
A influenciadora Chiara parece ter sido criada para a novata. Por enquanto, a performance gera avaliações negativas.
Segundo lugar no ‘BBB21’, Camilla de Lucas cumpre contrato de 2 anos com o canal. Deve ganhar em breve uma oportunidade na teledramaturgia.
Campeã da 20ª edição do reality show, a médica Thelma Assis terá participação no quadro de saúde ‘Bem-Estar’, exibido no ‘Encontro’.
Existe a expectativa de que essas webcelebridades, com milhões de seguidores nas redes sociais, ajudem a Globo a atrair os jovens.
Todos os canais abertos precisam urgentemente renovar seu público para agradar ao mercado publicitário e controlar a perda de audiência.