Responsável por aferir a audiência da televisão e realizar pesquisas de intenção de votos nas eleições, entre outros serviços tecnológicos, a Kantar Ibope divulgou o ranking ‘BrandZ 50 Marcas Brasileiras Mais Valiosas’, referente aos anos de 2021 e 2022.
O primeiro lugar é ocupado, pela segunda vez consecutiva, pelo banco Itaú. Sua marca vale 8,080 bilhões de dólares, ou seja, R$ 40,6 bilhões.
A Globo está na 11ª colocação, valendo 2,125 bilhões de dólares, R$ 10,7 bilhões na cotação de hoje.
Importante ressaltar que se trata da estimativa em relação à marca, não ao valor da empresa.
Na pesquisa de 2020, o canal carioca tinha a 6ª colocação, com 3,2 bilhões de dólares (R$ 17,4 bilhões na ocasião). Apesar da desvalorização, ainda é uma das mais sólidas companhias privadas do País.
No ano passado, o grupo de comunicação da família Marinho faturou R$ 14,4 bilhões. No início de 2022, tinha R$ 15 bilhões em caixa.
No ranking ‘BrandZ 50’, a Globo aparece mais valorizada do que Banco do Brasil, Caixa, Sadia, Kaiser, Casas Bahia e Brastemp, por exemplo. Nenhuma outra emissora de TV aparece na lista.