Na Globo, as novelas das 18h, ‘Elas por Elas’, das 19h, ‘Fuzuê’, e das 21h, ‘Terra e Paixão’, estão com audiência abaixo do esperado.
Na última segunda-feira (dia tradicionalmente de índices maiores), 2 de outubro, as produções marcaram, respectivamente, médias de 18,5 pontos, 21,6 pontos e 27,6 pontos na aferição da Kantar Ibope.
Lançado no final de setembro com grande expectativa, o remake de ‘Elas por Elas’ ainda não empolgou. Há pouca repercussão nas redes sociais. Encontra dificuldade para atingir os 20 pontos de meta.
Às 7 da noite, ‘Fuzuê’ está longe da euforia provocada pela antecessora, ‘Vai na Fé’. A trama confusa e arrastada sobre um tesouro é um convite a mudar de canal.
No horário mais nobre e caro da televisão, entre 21h30 e 22h30, ‘Terra e Paixão’ registra média geral de 26 pontos, distante do objetivo (30 pontos).
A emissora carioca revive a má fase do final de 2021, quando as três produções no ar – ‘Nos Tempos do Imperador’, ‘Quanto Mais Vida, Melhor’ e ‘Um Lugar ao Sol’ – atraíam menos público do que o desejado.
Para sua sorte, a Globo tem concorrentes estagnados. Record e SBT não representam uma ameaça à liderança do canal da família Marinho no ranking de audiência.
A telenovela ainda é o principal produto de ficção da TV aberta e o passatempo preferido de parcela revelante da população, porém, sofre um desgaste natural de seu prestígio e a cobrança por histórias e personagens menos óbvios.
Sem concorrência direta até 15 anos atrás, enfrenta hoje as séries dos canais pagos, o gigantesco conteúdo das plataformas de streaming e do YouTube, os aplicativos de vídeos e as redes sociais.
Com tanta oferta, é difícil concentrar a atenção em um capítulo de novela, de segunda a sábado, ao longo de meses. A cúpula da Globo determinou a realização de tramas mais populares para 2024. Pretende, assim, reconquistar telespectadores.