Globo erra ao tratar desistentes do ‘BBB’ como descartáveis

Tiago Abravanel sente na pele a política de desprezo do canal com quem deixa de ser útil no reality show

2 mar 2022 - 18h21

Boninho ficou irritado com a desistência de Tiago Abravanel do ‘BBB22’. O cantor e ator era a grande aposta do todo-poderoso diretor. Os dois se tornaram próximos nos bastidores do ‘Show dos Famosos’, do ‘Domingão do Faustão’, em 2018.

Alguém precisa avisá-lo que o botão que ele mesmo criou não está lá como enfeite daquela decoração cafona. É um elemento que passa a influenciar o estado emocional dos participantes e torna tangível a possibilidade de desistir do reality show. Tocou, saiu.

Publicidade

A decepção é compreensível, já que Tiago entrou como um dos favoritos em razão da personalidade dinâmica demonstrada nos palcos e na TV. Mas há uma diferença entre o artista e a pessoa física. Boninho, sua produção e o público descobriram isso tarde demais.    

Tiago tocou, saiu e passou a ser julgado e desprezado
Tiago tocou, saiu e passou a ser julgado e desprezado
Foto: Reprodução

No entanto, nada justifica ‘se vingar’ de Abravanel, como parte da imprensa ventila que a Globo faria. Ele seria impedido de participar de programas da casa. Antes de ser um ex-BBB, Tiago já era um cantor respeitado e um ator com trabalhos no canal.

Impedí-lo de ter visibilidade na emissora seria mesquinho. Já excluir sua imagem da vinheta de abertura faz parte do jogo. Aconteceu com outros desistentes. Uma atitude errada, pois quem pediu para sair também deu alguma contribuição ao reality e não merece ser simplesmente apagado. No fim, a desistência do artista fez bem ao reality. Movimentou a edição prejudicada pela monotonia e a previsibilidade.

Se a produção do ‘BBB’ fosse esperta, levaria Tiago Abravanel para fazer um show em uma festa na casa. Sua presença mexeria com os competidores remanescentes, atrairia mais telespectadores e geraria espaço extra na mídia.

Publicidade

Ao agir com revanchismo, a Globo parece tratar os desistentes como produtos descartáveis ou com validade vencida. Burrice. Deveria explorar suas histórias no ar para conseguir mais audiência. Todo mundo quer saber detalhes do que passa na cabeça de quem abre mão de oportunidade tão sonhada.

Em discurso, Tadeu Schmidt usou a desistência de Tiago Abravanel para enaltecer “a coragem de quem fica” e destacou que a “possibilidade de rejeição, dor, derrota e incompreensão” era “o combinado” com quem topou entrar no programa.

Não está errado, porém, esqueceu de dizer que a motivação de quem sai pode ser mais profunda e pungente do que a gente imagina. Concluir que o neto de Silvio Santos saiu porque é mimado, imaturo e não precisa se sujeitar a nada pelo prêmio reduz a questão. Certamente há mais camadas nessa decisão extrema.

Nas redes sociais, o agora ex-BBB22 foi chamado de covarde, fraco e arregão. O tribunal da internet delira ao julgar e condenar alguém fragilizado. Com sua postura arrogante e excludente, a Globo colabora com essa política do desprezo. Não se trata de defender Tiago, e sim de cobrar uma postura mais solidária da emissora que ganha milhões produzindo esse zoológico humano na TV.

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se