Evento para o mercado publicitário e os grandes anunciantes, o Upfront Globo 2024 apresentou as principais novidades da emissora aberta, de alguns canais pagos do grupo e do Globoplay.
A maior novidade será um reality show musical no segundo semestre, comandado pelo diretor Boninho, do ‘BBB’. Não divulgaram detalhes. Impossível não associar ao ‘Fama’.
O talent show de confinamento foi produzido pela Globo entre 2002 e 2005. Foram quatro temporadas baseadas no formato do ‘Operación Triunfo’, do canal espanhol La 1. Do programa saíram artistas ainda vistos na mídia, como Tiaguinho, Vanessa Jackson e Tiago Piquilo.
Do mais, nenhuma grande novidade em formato de programa na grade do próximo ano. Por seu potencial criativo, técnico e operacional, a Globo frustra por insistir em novas temporadas de atrações cansativas – como o ‘The Masked Singer Brasil’ – do que investir em ideias ousadas. Faz tempo que não surpreende o telespectador.
Antes, a TV do clã Marinho se arriscava mais para diversificar a programação. Cometeu erros previsíveis (‘Divertics’, ‘Se Joga’, ‘Sociedade Anônima’ etc.), porém, era interessante vê-la sair da zona de conforto.
Compreende-se o temor de apostar no duvidoso. Custa caro criar um programa do zero. Mais coerente comprar um formato pronto e testado, e esticar até o limite uma atração com audiência e faturamento satisfatórios.
Segundo o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, o grupo investe em criação de conteúdo e tecnologia R$ 5 bilhões por ano. Quantia superior ao faturamento com publicidade dos principais concorrentes, Record TV e SBT.
“Hoje a Globo oferece uma combinação de plataformas, portfólio de produtos e de soluções que ninguém mais tem no mercado. O conteúdo brasileiro está no centro de tudo que fazemos”, disse no Upfront.
“Um investimento aqui no Brasil, para os brasileiros. Para fazer do nosso país o protagonista dessa indústria.”
Apesar dos desafios impostos pela economia brasileira e as oscilações do cenário internacional, e o aumento dos custos operacionais, a companhia carioca conseguiu receitas de R$ 15,1 bilhões em 2022, 5% a mais do que no ano anterior.
A estratégia é valorizar cada vez mais o Globoplay. A sobrevivência da televisão aberta está diretamente associada à interação com o ambiente digital.
As duas plataformas precisam ‘conversar’ para atingir públicos diferentes e, ao mesmo tempo, uma se beneficiar da audiência da outra. A exemplo do sucesso da novela ‘Todas as Flores’ no streaming, agora replicado no horário nobre da Globo.