O Grupo Globo lançou nova fase de sua campanha ‘Fato ou Fake’. O vídeo começou a ser exibido nos intervalos da TV Globo. Haverá espaço para desmentidos no ‘Jornal Nacional’.
Criado em 2018, o projeto mira agora a previsível onda de boatos relacionados com a eleição presidencial de outubro. “Quer ouvir uma verdade? Esse ano vai ter muitas fakes news”, diz a locução.
“O nome é fake news, mas você pode chamar de fraude, de mentira”, prossegue a mensagem. “A gente busca a verdade para você não acreditar em fraude, porque jornalismo é essencial para a sociedade e a democracia.”
A cúpula da emissora prevê muitos ataques, especialmente nas redes sociais, contra sua linha editorial e os principais âncoras, a exemplo do que já ocorreu com William Bonner nos últimos anos.
As equipes de reportagem estarão em alerta com a possibilidade de agressões verbais e físicas. Seguranças poderão dar suporte aos profissionais da TV em gravações e links (entradas ao vivo).
Criticado da extrema-direita à extrema-esquerda, o jornalismo da Globo deve viver o momento mais tenso de sua história desde o período das Diretas Já.
Ao longo da cobertura dessa eleição potencialmente polarizada, terá de desviar de extremistas, combater as fake news e provar a imparcialidade de seu jornalismo.