Globo põe fotos de Lula em vinheta de telejornal que nunca mostrou Bolsonaro

Presidente e a emissora vivem fase de reaproximação após anos de matérias negativas no ‘JN’ e reclamações do petista

20 jan 2023 - 11h22

A diferença na relação da Globo com Jair Bolsonaro e agora com Lula pode ser interpretada pela vinheta de abertura do ‘Bom Dia Brasil’.

Em quatro anos no poder, o presidente de direita nunca apareceu nas imagens que interagem com a logomarca do telejornal.

Publicidade

De janeiro de 2019, quando ele assumiu o mandato, até o momento, o ‘BDB’ teve 11 versões da vinheta exibida logo após a escalada, quando os apresentadores anunciam as principais manchetes da edição.

Nos últimos dois meses, Lula ganhou destaque três vezes. Na vinheta lançada em novembro, o petista surgiu em imagem gravada na noite do 2° turno, comemorando a vitória nas urnas.

Na versão inaugurada no início de janeiro, o presidente é mostrado subindo a rampa do Palácio do Planalto ao lado de representantes da sociedade civil no dia da posse.

Há uma segunda imagem, com Lula enviando um beijo para a multidão que acompanhou a cerimônia na Praça dos Três Poderes e redondezas.

Publicidade

A seleção para a vinheta do ‘Bom Dia Brasil’ privilegia personagens importantes do Brasil e no exterior, além de momentos históricos.

Nos últimos anos, apareceram o presidente dos EUA, Joe Biden, os ex-jogadores Maradona e Pelé em homenagem póstuma e Irma Dulce da Bahia por conta da canonização.

A lista de notáveis homenageados inclui também a rainha Elizabeth, o rei Charles III, o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbatchov e jogadores da Seleção Brasileira.

Entre os grupos relevantes para o jornalismo, os invasores do Capitólio em Washington e os líderes do Talibã na tomada do palácio presidencial do Afeganistão.

A vinheta do principal telejornal da manhã na Globo já exibiu também os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT) no plenário da CPI da Covid.

Publicidade

Assim que foi eleito, Bolsonaro iniciou uma cruzada pessoal contra a principal emissora da família Marinho. Além de críticas e deboches, ameaçou várias vezes não renovar a concessão da TV.

No auge dos ataques, xingou a Globo de “imprensa porca”, “jornalismo podre”, “nojenta” e “imoral”. Disse que o âncora do ‘Jornal Nacional’, William Bonner, era “canalha” e “sem-vergonha”.

Às vésperas do fim do mandato, Bolsonaro decepcionou seus apoiadores ao assinar o decreto concedendo autorização para o canal líder no Ibope transmitir por mais 15 anos.

Nos primeiros 8 anos de Lula na Presidência, entre 2003 e 2010, a relação do petista com a Globo foi amistosa.

O conflito começou a partir dos protestos de rua de 2013, com Dilma Rousseff no poder, e se intensificou com a cobertura do Petrolão, da Operação Lava Jato e do impeachment.

Publicidade

O ícone da esquerda acusou o canal do clã Marinho de responsabilidade em sua condenação na mídia: “A Globo, é, na verdade, a grande mentora dessa panaceia toda”, disse em entrevista à TVT em 2019.

Preso em Curitiba na época, então ex-presidente afirmou que a emissora prejudicou seu partido durante a campanha eleitoral de 2018. “O objetivo da Globo, embora não goste do Bolsonaro, era não ter o PT”.

A relação mudou radicalmente a partir da sabatina de presidenciáveis na bancada do ‘JN’, em agosto de 2022, quando Bonner disse o que Lula sempre quis ouvir da boca dele. “O senhor não deve nada à Justiça.”

Desde a eleição, em outubro, a maior rede de televisão do País exibiu várias matérias positivas sobre o ex-desafeto.

Lula e sua esposa, a socióloga Janja da Silva, concederam entrevistas exclusivas à GloboNews e ela também apareceu em longa conversa no ‘Fantástico’.

Publicidade
Lula em uma das imagens na vinheta do 'Bom Dia Brasil' lançada em janeiro
Lula em uma das imagens na vinheta do 'Bom Dia Brasil' lançada em janeiro
Foto: Reprodução/TV
Em novembro, a vinheta do telejornal mostrou Lula festejando a vitória na urnas
Foto: Reprodução/TV

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se