Em pouco mais de seis meses (de 1° de janeiro a 18 de julho), o governo Lula destinou ao menos R$ 54,4 milhões à Globo para a veiculação de campanhas publicitárias.
A informação foi revelada em matéria de Mateus Vargas e Ranier Bragon, na ‘Folha’, a partir de dados obtidos usando a Lei de Acesso à Informação.
No mesmo período, as duas emissoras que disputam a vice-liderança de audiência receberam da Secom (Secretaria de Comunicação) de Lula quatro vezes menos verbas de propaganda.
A Record do bispo Edir Macedo ficou com R$ 13 milhões. O SBT de Silvio Santos, R$ 12 milhões. Conservadores, os dois empresários de TV foram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Na Presidência anterior, do líder de direita, a Record foi a emissora que mais faturou com publicidade federal, cerca de 22% das verbas (R$ 200 milhões) ao longo de 4 anos, segundo a reportagem.
Vista como inimiga, a Globo ficou com 20% (R$ 189 milhões). Ao SBT foram passados 18% (R$ 169,3 milhões).
Desde a posse, Lula e seus principais ministros e secretários estão em clima de lua de mel com Globo e GloboNews. Têm tido espaço valioso nos telejornais para divulgar e defender as ações do governo.
As entrevistas exclusivas da primeira-dama, Janja da Silva, foram para os dois canais da família Marinho.
A Record e o SBT fazem uma cobertura convencional da gestão lulista, sem se aprofundar em análises, críticas e elogios.