Globo retira vídeo de bastidores do Jornal Nacional após críticas nas redes sociais; veja

Imagens exibiam jornalistas simulando a apuração do indiciamento de Jair Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe de Estado

28 nov 2024 - 11h54
(atualizado às 12h40)
Globo retira vídeo de bastidores do Jornal Nacional após críticas nas redes sociais
Globo retira vídeo de bastidores do Jornal Nacional após críticas nas redes sociais
Foto: Reprodução

Um vídeo publicado nas redes sociais do Jornal Nacional no dia 21 de novembro, com o objetivo de mostrar os bastidores da produção do telejornal em Brasília, gerou repercussão negativa. A gravação foi ao ar no mesmo dia em que houve o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas, acusados de tentativa de golpe de Estado.

O conteúdo chamou atenção pela aparente falta de naturalidade nas conversas, levando internautas a apontarem que as falas pareciam ensaiadas. Após críticas nas redes, a direção da TV Globo decidiu remover o vídeo, mas ele já havia sido amplamente replicado.

Publicidade

A gravação, com duração de 1 minuto e 19 segundos, começa com o jornalista Vladimir Netto saindo de uma cadeira enquanto fala ao telefone. Ele se dirige a outros colegas da redação e diz:

“Estou abrindo [a reportagem] falando que a PF [Polícia Federal] confirmou que indiciou 37 pessoas pelos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado democrático de Direito, beleza?”.

A câmera então percorre a redação, exibindo diferentes etapas da produção do telejornal, como a criação de artes e a seleção de imagens.

No trecho final, a repórter Delis Ortiz afirma estar recebendo “várias manifestações” dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – sobre o caso. Ela orienta outra jornalista a compilar as informações para o fechamento da reportagem.

Publicidade

O vídeo ganhou destaque em perfis de direita, sendo compartilhado e alvo de piadas, inclusive por humoristas como Rafinha Bastos, que repostou a gravação.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a decisão de remover a publicação foi tomada por Ricardo Villela, diretor de jornalismo da Globo. Villela teria tomado conhecimento do vídeo apenas depois que ele já estava no ar e não aprovou o conteúdo. Para ele, a abordagem não era compatível com o padrão que a emissora mantém em suas redes sociais.

Segundo o jornal, a repercussão negativa chegou à direção no Rio de Janeiro. William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, também desaprovou o material. Assim como Villela, Bonner criticou a publicação, classificando-a como "cafona".

Procurada pelo Terra, a Globo não se posicionou até a última atualização desta reportagem.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações