Há boa e má notícia para a Globo no balanço de 2021. De um lado, a emissora conseguiu superar o prejuízo do primeiro semestre e vai fechar no azul, com lucro relevante. No outro extremo, o canal teve um dos piores anos de audiência na faixa mais nobre, entre 20h30 e 22h30.
O ‘Jornal Nacional’ perdeu 3 pontos no Painel Nacional de Televisão (PTN), equivalentes a 2,1 milhões de telespectadores nas 15 maiores regiões metropolitanas do País. É o pior período para o carro-chefe do jornalismo da Globo desde 2015.
A queda de público do ‘JN’ acende a luz amarela no departamento comercial da emissora. Audiência baixa dá argumento incontestável aos anunciantes para pedir desconto maior na negociação. Por tabela, um comercial de 30 segundos no intervalo do telejornal custa R$ 850 mil.
A faixa da novela das 9 também está com desempenho ruim. O ano começou com a fase final da reprise de ‘A Força do Querer’. De janeiro a março, o folhetim marcou 31.9 pontos, índice considerado mediano.
Em seguida, a Globo exibiu os capítulos do desfecho de ‘Amor de Mãe’, interrompida em 2020 por conta da pandemia de covid-19. A conclusão da trama inédita gerou média de 31 pontos.
Na sequência, a reexibição de ‘Império’, entre abril e novembro, surpreendeu negativamente com 27.3 de média, número abaixo da expectativa.
A estreia de ‘Um Lugar ao Sol’ alimentou a esperança de melhor resultado no principal horário de teledramaturgia da televisão brasileira. A decepção logo se impôs.
Os primeiros 40 capítulos da produção tiveram média de 22.6 pontos. Caso não se recupere, pode se tornar a novela das 21h da Globo com menor público desde ‘Rosa Rebelde’, de 1969.
Em décadas recentes, a pior média geral pertence a ‘A Lei do Amor’, no ar entre 2016 e 2017, com 27.2 pontos. Totalmente gravada, ‘Um Lugar ao Sol’ tem poucas chances de reverter a fase problemática.
Esse resultado ruim da atual novela também faz a Globo faturar menos, já que é obrigada a reduzir o preço do espaço nos intervalos. O valor tabelado de R$ 840 mil por 30 segundos tem sido negociado com generoso desconto.
A cúpula da Globo enxerga luz no fim do túnel. Em ano eleitoral, como será 2022, o telejornalismo geralmente ganha pontos extras de audiência por conta da cobertura das campanhas. O provável embate Bolsonaro x Lula deverá beneficiar o ‘Jornal Nacional’.
No campo da ficção, o canal aposta todas as fichas no remake de ‘Pantanal’, a partir de março. A nova versão do folhetim rural exibido em 1990 na TV Manchete poderá trazer de volta parte dos noveleiros que se afastaram da Globo neste aflitivo 2021.