Na ‘Central GloboNews’, o diretor da Quaest, Felipe Nunes, divulgou uma pesquisa a respeito do grau de popularidade dos candidatos das próximas eleições municipais em algumas capitais. O resultado ressalta o poder da televisão.
Entre os postulantes a prefeito na cidade de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), apresentador do ‘Brasil Urgente’, na Band, é conhecido por 90% dos entrevistados. À frente do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB, 77%), de Guilherme Boulos (PSOL, 76%) e de dois nomes fortes na internet, Pablo Marçal (PRTB, 52%) e Tabata Amaral (PSB, 50%).
A exposição diária na TV aberta, ao longo de décadas, coloca Datena em posição privilegiada. O conteúdo de seu programa, com foco em notícias sobre segurança pública, também explica o alto grau de conhecimento entre os eleitores.
No levantamento sobre Belo Horizonte, a teoria se repete. O apresentador e candidato Mauro Tramonte (Republicanos), que comandou o ‘Balanço Geral’ da Record por 16 anos, até maio, é reconhecido por 85% do eleitorado. O atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), aparece com 57% no levantamento.
Os dados da Quaest mostram o poder de influência da televisão. Por isso, ainda é priorizada no marketing de todas as campanhas, mesmo com o crescente impacto das redes sociais nas eleições. A transição do veículo de comunicação para a política foi feita por João Doria, Thammy Miranda, Jean Wyllys, Tiririca, Mario Frias, Alexandre Frota, Joyce Hasselmann, Clodovil, entre outros.