Não é raro encontrar uma mulher com alguns quilos extras que já passou pelo constrangimento de ser questionada se estava grávida.
Pois essa gafe virou atração de um programa de TV na Holanda – e está provocando uma avalanche de protestos.
Exibido no canal estatal NPO 3, ‘Neem Je Zwemspullen Mee’ – algo como ‘Traga seu traje de banho’, em tradução livre – coloca no palco mulheres de silhueta maior.
Usando roupas justas, as convidadas ficam com a barriga em evidência enquanto giram em uma plataforma.
Os competidores precisam adivinhar quem está ‘apenas’ gordinha e quais são as gestantes. “Gordura ou gravidez?”, questiona o apresentador.
Obviamente, as participantes recebem cachê para se expor diante das câmeras. Mesmo assim, algumas ficaram bastante envergonhadas com a situação.
Considerado não apenas bizarro como também sexista e gordofóbico, o quadro repercutiu imediatamente nas redes sociais, muito além das fronteiras holandesas.
Diante da avalanche de críticas e ameaças de boicote, os produtores da emissora tentaram se explicar: “É apenas ironia. Um jeito de rir de um preconceito”.
Não colou. O protesto foi parar na imprensa de outros países e virou pauta de vários canais. Até os ingleses, donos de humor cáustico, reprovaram esse bullying na TV.
A piada pode custar o cargo de quem achou graça debochar da obesidade alheia e gerar processos de indenização por danos morais contra o canal NPO 3.
No Brasil existe um movimento inverso, de valorização da mulher ‘plus size’. Várias atrizes gordinhas fazem sucesso na mídia.
Entre elas, Fabiana Karla (‘Zorra’), Cacau Protásio (‘Vai que Cola’) e Mariana Xavier, que interpreta uma secretária com elevada autoestima em cruzada contra a ditadura da magreza na novela ‘A Força do Querer’.
Veja também: