"O programa era uma Disneylândia: fizemos tudo o que era possível porque o Jô topava tudo", comentou o músico Derico, que formou o sexteto que acompanhou Jô Soaresao longo de seus programas de entrevistas. "Ele queria ser surpreendido, fosse entrevistando um presidente da República ou um cantor de rock".
Jô, que morreu na madrugada desta sexta, 5, aos 84 anos, realizou exatas 14.138 entrevistas ao longo de 28 anos de exibição, tanto no SBT (Jô Soares Onze e Meia) e na Globo (Programa do Jô). "Haja bunda no sofá", brincava ele.
Foi justamente a disposição de ter um talk show que o convenceu a deixar a Globo. Silvio Santos permitiu que ele mantivesse seu programa de humor e comandasse um de entrevistas, que estreou em 17 de agosto de 1988.
O humorista criou fama ao falar, muitas vezes, mais que os entrevistados, o que curiosamente não aconteceu, justamente na última conversa, com Ziraldo, que foi ao ar no final de 2016. Culto, bem humorado, era capaz de conversar com qualquer pessoa.
Fãs resgatam entrevista 'icônica' de Jô Soares para homenagear humorista
Video Player
Poliglota, Jô fez entrevistas em diversos idiomas, o que permitiu conversar com figuras tão díspares como o cineasta Roman Polanski. Foi em seu programa que Fábio Porchat apareceu pela primeira vez na TV e ele manteve papos que logo se tornaram históricos, como com Luís Carlos Prestes ou aquela que se tornou uma de suas mais famosas: com Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Bello.
Promoveu também encontros engraçados, como o dos “sósias” Rogério Ceni (então goleiro do São Paulo) e do apresentador Luciano Huck, em 2001. Ou, em outro momento histórico, com grandes humoristas, como Chico Anysio, José Vasconcelos e Paulo Silvino, em 2003.
Publicidade
O programa era normalmente gravado, mas, em uma oportunidade, foi transmitido ao vivo: em 2001, quando conversou com o ganhador do primeiro Big Brother Brasil, Kleber Bambam, em 2001.
1 de 20
Em um dos últimos programas, Jô Soares recebeu o cantor Roberto Carlos, que fez o apresentador ir às lagrimas ao cantar em sua homenagem. A entrevista foi ao ar em 9 de dezembro (2016)
Foto: Rede Globo
2 de 20
Além de um dos rostos mais bonitos, Cauã Reymond também é um ótimo ator e foi sobre sua trajetória profissional que ele conversou com Jô no começo de dezembro (2016)
Foto: Rede Globo
3 de 20
As entrevistas que Dercy Gonçalves deu a Jô Soares, não foram poucas, até hoje bombam nas redes sociais, sempre aberta a falar de tudo, de sua vida humilde em Santa Maria Madalena até sua atuação em filmes, novelas e teatro.
Foto: SBT
4 de 20
Uma das maiores atrizes brasileiras, Fernanda Montenegro conversou com Jô no programa de 18 de novembro (2016)
Foto: Rede Globo
5 de 20
Pouco antes dos Jogos Olímpicos do Rio, em 12 de julho, o atacante Neymar esteve no Programa do Jô
Foto: Rede Globo
6 de 20
Raul Seixas deu sua última entrevista em TV pelo Jô Soares, ainda no SBT, ao lado de Marcello Nova, com quem se apresentou nos últimos anos de vida. Já sem parte dos dentes e visivelmente debilitado, contou dos dias em que conviveu com John Lennon no apartamento do ex-beatle, em Nova York.
Foto: SBT
7 de 20
Noite de pura diversão se deu com a presença de Nair Bello, Lolita Rodrigues e Hebe Camargo, que inauguraram o Programa do Jô na Globo, em abril de 2000, provocando muitos risos na plateia e no próprio apresentador. O trio de amigas relembrou episódios da inauguração da TV no Brasil, nos idos da Tupi, em 1950, com Assis Chateaubriand (foto de Arquivo:2/10/2012)
Foto: Globo
8 de 20
Jô entrevistou a antropóloga, professora universitária e pesquisadora Ruth Cardoso (1930-2008), então casada com Fernando Henrique Cardoso.
Foto: RENATA JUBRAN/ESTADÃO
9 de 20
Em 2007, Ronald Golias, no SBT: O convidado abriu a entrevista, ficou quase dez minutos sentado na cadeira de Jô, que chega depois. Golias solou um stand up, entrevista Jô e depois troca de lugar com ele.
Foto: SBT
10 de 20
Então goleiro do São Paulo, Rogério Ceni esteve no programa de entrevistas do Jô Soares para contar histórias de sua carreira, como as vezes em que teve problemas com a abitragem
Foto: EVELSON DE FREITAS /ESTADÃO
11 de 20
Em maio de 2016, um dos convidados do Jô foi o humorista Ataíde Arcoverde. Bem provável que o nome não ajude a lembrar quem é o artista, mas olhando a foto certamente todos lembram de algum dos inúmeros trabalhos de na TV, no cinema e no teatro.
Foto: Globo
12 de 20
No programa que foi ao ar em novembro de 2011, Jô reuniu Caetano Veloso e Gal Costa, que falaram dessa amizade e do CD 'Recanto', que ele criou para ela cantar
Foto: Zé Paulo Cardeal/DIVULGACAO
13 de 20
Em 2009, o jogador Ronaldo, na época atleta do Corinthians, conversou com Jô e lá ele disse que 'Hoje não me convocaria', sobre a Seleção
Foto: ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO
14 de 20
Em um dos programas do mês de outubro, Jô Soares bateu um longo papo com o narrador esportivo Galvão Bueno.
Foto: Rede Globo
15 de 20
Todas as entrevistas com Tim Maia, ainda no SBT, em que o cantor brincava à vontade, sem travas na língua, e falava sobre drogas, mulheres e disciplina – ou a falta dela, além de criticar a imprensa.
Foto: SBT
16 de 20
Em 21 de julho (2016), a rainha Hortência foi ao Programa do Jô para falar de sua nova fase, a de comentarista. Foto: Rede Globo
Foto: Globo
17 de 20
Criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa esteve no Programa do Jô em novembro (2016), e falou sobre sua trajetória
Foto: Rede Globo
18 de 20
Em 1990, Jô Soares entrevistou a única mulher a exercer o cargo de ministra da Fazenda, e mentora intelectual do Plano Collor, Zélia Cardoso
Foto: EDU GARCIA/ESTADÃO
19 de 20
Após 16 anos de programa, Jô Soares recebeu, enfim, o apresentador Fausto Silva. Foi no dia 2 de setembro (2016).
Foto: Rede Globo
20 de 20
Jô Soares entrevistou grandes figuras ligadas ao esporte, entre elas Ayrton Senna (foto)
Foto: Reprodução/SBT
Na exibição do último programa, em dezembro de 2016, Jô foi aplaudido de pé pela plateia (uma exigência dele era sempre o de ter pessoas acompanhando as conversas). E, ao invés de um adeus, ele repetiu uma das frases que marcavam o final das entrevistas: "Daqui a pouco a gente volta".