Entre as várias manifestações na TV contra o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o ‘Mamãe Falei’, a respeito dos áudios sexistas atribuídos a ele, a da comentarista Ana Paula Henkel se destacou.
Na sexta-feira (4), em sua participação ao vivo no programa ‘Os Pingos nos Is’, da Jovem Pan News, ela fez um desabafo. “Eu estou sem palavras aqui, sinceramente, difícil achar palavras”, disse. “Não existem palavras para descrever o sentimento que estou sentido agora.”
As observações a respeito da beleza das ucranianas e de seriam “fáceis porque são pobres” provocaram revolta. “Numa situação de guerra, onde mulheres e crianças estão saindo do País, estão entrando em abrigos subterrâneos... A gente ouvir esse tipo de áudio! Ainda estou tentando aqui... Não devia me afetar tanto, né? Afinal, estamos falando de um deputado irrelevante.”
Ana Paula Henkel não poupou críticas diretas ao parlamentar. “É um predador da pior espécie. As imagens que têm passado aqui dos abrigos subterrâneos, o que as mulheres estão passando, principalmente as mães. E você tem um homem desse tipo, um homem vil... Você precisa ter a alma vazia para dar em cima de mulheres fragilizadas dentro de uma guerra”, afirmou. “Isso é um canalha da pior espécie.”
Cada vez mais abalada ao abordar o assunto, a comentarista segurou as lágrimas. “É melhor até me tirar do ar porque a minha indignação em relação a isso é muito grande”, disse. “Me afetou de um jeito surpreendente. Eu que geralmente tenho um controle emocional quase olímpico, digamos assim. Essa notícia foi bem certeira no coração.”
Frequentemente contestada por seu discurso conservador e a defesa do presidente Jair Bolsonaro, Ana Paula Henkel desta vez teve um posicionamento capaz de sensibilizar ativistas de todos os campos do espectro político. Sua indignação genuína representou o sentimento de milhares de telespectadores das mais diversas ideologias.