Ao vivo no ‘CNN Arena’ desta sexta-feira (5), o âncora Iuri Pitta questionou os comentaristas a respeito de fala do presidente Lula, horas antes, rebatendo comparações com Joe Biden, criticado pela fragilidade física e mental em sua campanha à reeleição para a Casa Branca.
“Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para Janja. Pergunte para Janja. Ela é testemunha ocular. Quando eu falo que eu tenho 70 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, eu estou falando com conhecimento de causa”, disse o petista em evento.
Nas redes sociais, houve protestos de quem enxergou contexto sexualizado com desrespeito à primeira-dama. “Não acho que se trata de questão de misoginia ou machismo. Continua ruim, mas não são esses rótulos que a esquerda adora colocar em terceiros. O Lula imita o Bolsonaro em muitas coisas”, analisou Helio Beltrão.
“O Bolsonaro se dizia ‘imbrochável’, aí o Lula vem com essa baboseira de ‘energia de 30 anos, tesão de 20’. Aparentemente, o sexo é uma obsessão dos políticos. Será que isso dá voto? Será que as mulheres acham bacana? Os homens acreditam nesse papo?”
O economista de viés conservador no espectro político seguiu com sua interpretação. “Aliás, é interessante que depois de idosos, ambos se casaram com mulheres mais novas. Mas, honestamente, o Lula não convence ninguém com esse papo autoproclamado de virilidade. Quanto mais fala, mais fica a impressão de que nesta seara ele pode ter algum tipo de deficiência.”
Para Beltrão – irmão da apresentadora Maria Beltrão, do ‘É de Casa’, da Globo – envelhecer e não ter a mesma potência sexual de 20 anos “não deveria ser motivo de vergonha para ninguém”. “Afinal, ele (Lula) está bem menos senil que o Biden. Este, sim, completamente incapacitado para governar”, afirmou.