“Eu tenho acesso à alta cúpula da Record”, disse Antonia Fontenelle em vídeo numa rede social. “Apesar de o Bacci dar audiência, duas coisas estavam incomodando. Ele ter uma rede dele, acho que é no Instagram, de notícias; o jornalista não pode. E ponto dois: a questão de ser patrocinado por bets.”
Oficialmente, Luiz Bacci e a Record decidiram em comum acordo não renovar o contrato com vigência até março. O âncora apresentou pela última vez o ‘Cidade Alerta’ na sexta-feira (17). Ele trabalhou quase 15 anos no canal, divididos em duas temporadas.
A suposta primeira causa do desligamento do apresentador, apontada por Fontenelle, gera estranheza. O perfil de Instagram ‘Bacci Notícias’, com 24 milhões de seguidores, não representaria um conflito ao trabalho dele na TV.
Aliás, Reinaldo Gottino, que assume o telejornal policial nesta segunda-feira (20), também possui uma página semelhante na mesma rede social, o ‘Gottino News’. A segunda hipotética motivação da dispensa, a ligação comercial com casas de apostas, possui plausibilidade.
Sabe-se que Bacci desagradou a uma parte da direção da Record quando defendeu sua amiga, a advogada e divulgadora de bets Deolane Bezerra, da prisão em operação de combate à lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais. “... a gente tem que acreditar na inocência dos amigos”, afirmou o apresentador ao vivo no programa.
A coluna apurou outro presumido pretexto para o rompimento entre o comunicador e o canal do bispo Edir Macedo: a aproximação dele com a política. Bacci teria recebido, longe da emissora, a visita de líderes da direita, e colado no vidro de um de seus carros um adesivo de candidato a prefeito de São Paulo na eleição de outubro.
Sempre politizada, a Record tem se mantido neutra na guerra entre direita e esquerda desde o início do 3º mandato de Lula e prefere que seus contratados não façam militância a nenhum dos campos ideológicos.
Responsável por consolidar a emissora na vice-liderança do Ibope na faixa entre 16h30 e 19h55, Luiz Bacci, de 40 anos, indicou os próximos passos na bem-sucedida carreira. “Planeja focar em seus negócios, incluindo a rede ‘Bacci Notícias’, além de novos empreendimentos que ainda serão anunciados”, diz um comunicado.
O conteúdo de seu perfil no Instagram conta com a colaboração de profissionais famosos da televisão, como o especialista em entretenimento Felipeh Campos e o veterano do jornalismo Boris Casoy.