Comentarista do ‘GloboNews Em Pauta’, Eliane Cantanhêde consegue a façanha de desagradar a gregos e troianos. No caso, direitistas e esquerdistas, bolsonaristas e lulistas. Na sexta-feira (27), um tuíte da jornalista gerou reações contundentes.
Na mensagem, a veterana da cobertura política manifestou repulsa por Jair Bolsonaro. “Gente, isso não pode ser sério! Jura que o presidente da República disse que todo mundo tem de comprar fuzil?!?! E chamou de idiota quem prefere comprar feijão?!? Não acredito. Só pode ser fake news!”
Vários usuários da rede social contestaram a indignação de Cantanhêde, a exemplo do historiador Jones Manoel, famoso por ter sido citado elogiosamente por Caetano Veloso. “Ele falava isso ANOS ANTES da eleição e na eleição também. Como foi sua atuação em 2018?”, questionou o youtuber e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Outros tuiteiros aproveitaram o embalo para contestar o posicionamento da comentarista. “Embala, embala que o filho também é teu”, escreveu uma jornalista. “Meu não! Seu”, respondeu Eliane. “E ele chegou na Presidência também com sua ajuda, golpista”, disparou um antibolsonarista. “Mentira sua!”, rebateu a contratada da GloboNews.
“Tá fazendo a egípcia, Cantanhêde? Tá fingindo surpresa com o lunático que vc e a mídia majoritária ajudaram chegar ao poder? Me poupe, se poupe, nos poupe!”, registrou uma seguidora. “Filho feio não tem pai, né, Eliane kkkkk. A parte boa é que seu nome já está na história junto com o povo que ajudou a chocar o ovo da serpente”, debochou um influencer.
Foram resgatados antigos tuítes de Eliane Cantanhêde com conteúdo simpático a Bolsonaro. Atualmente, em suas participações no ‘Em Pauta’, a jornalista não poupa adjetivos negativos ao comentar declarações e atos do presidente. Ontem, reclamou ao vê-lo “viajar em campanha (de reeleição) pelo País” enquanto o Brasil vive uma crise hídrica. Por outro lado, é considerada antipetista e opositora da pré-candidatura de Lula ao Planalto em 2022.
Polêmicas à parte, a comentarista exerce papel relevante na GloboNews. Enquanto alguns colegas ficam em cima do muro, aparentemente por temer desagradar a poderosos e se tornar alvo de haters, ela dá a cara a tapa diante das câmeras. Destemor imprescindível a qualquer jornalista comprometido com a realidade. Se Cantanhêde é incoerente ou não cabe ao telespectador concluir.
Gente, isso não pode ser sério! Jura que o presidente da República disse que todo mundo tem de comprar fuzil?!?! E chamou de idiota quem prefere comprar feijão?!? Não acredito. Só pode ser fake news!
— Eliane Cantanhêde (@ECantanhede) August 27, 2021