Nas plataformas do Movimento Brasil Livre repercute uma declaração do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) a respeito da cobertura feita pela Globo do governo Lula 3 e do partido do presidente.
“O nível de defesa que a Globo está fazendo do PT é assustador. E detalhe: uma jornalista da Globo tomou porrada de gente do governo Lula e do Maduro, e ainda assim tem uma defesa bizarra do PT”, diz, referindo-se à agressão contra Delis Ortiz em Brasília.
“A Globo está numa passação de pano assustadora, muito assustadora. É um negócio assim, bisonho. Nem a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) tá defendendo tanto o governo quanto a Rede Globo.”
Esse entendimento não é exclusivo do parlamentar. Nos bastidores de emissoras, comenta-se sobre o tom brando do jornalismo da Globo ao abordar polêmicas recentes de Lula, como a postura ambígua sobre a Guerra da Ucrânia e os elogios ao ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Difere da cobertura enérgica das declarações de Jair Bolsonaro e dos tropeços da Presidência anterior, quando o ‘Jornal Nacional’ até fez editoriais contundentes se posicionando contra seu maior desafeto.
Já a GloboNews tem sido mais crítica. Até comentaristas historicamente de esquerda, como Miriam Leitão e Fernando Gabeira, desaprovam falas problemáticas de Lula e a desarmonia dos ministérios.
Band, TV Cultura, CNN Brasil e Jovem Pan News são ainda mais enfáticas. A Record e a RedeTV! adotaram temperatura morna ao noticiar controvérsias ligadas ao governo.