Houve um apresentador de cueca, estátuas de Lego e um final de roer as unhas no palco da cerimônia do Oscar no domingo, mas foi a espetacular apresentação de Lady Gaga de "A Noviça Rebelde" que desencadeou o maior falatório nas redes sociais.
O Oscar iluminou as plataformas digitais, com 21 milhões de pessoas registrando 58 milhões de interações sobre a cerimônia de premiação no Facebook, de acordo com dados do site de rede social nesta segunda-feira.
Lady Gaga apresentou um medley de sucessos de "A Noviça Rebelde" e, em seguida, Julie Andrews apareceu no palco para celebrar o 50º aniversário do musical, um momento repercutido por 214 mil pessoas por minuto em todo o mundo no Facebook, disse a empresa.
De acordo com a Nielsen Social, que monitora comentários no Twitter, cerca de 60 mil mensagens foram postadas no minuto seguinte à homenagem de Lady Gaga, quando Andrews apareceu, tornando-se o momento mais twittado da noite. Com 129 mil citações, Lady Gaga também foi a celebridade mais comentada no Twitter.
Cerca de 13 milhões de pessoas viram 5,9 milhões de tweets nos Estados Unidos sobre o Oscar no domingo à noite.
Os destaques da cerimônia incluem a aparição do apresentador Neil Patrick Harris vestindo apenas cueca numa homenagem a uma cena de "Birdman", o público recebendo estatuetas do Oscar feitas de Lego durante a apresentação de "Everything is Awesome", do filme "Uma Aventura Lego", e o pedido de desculpas de John Travolta para Idina Menzel por errar o nome dela na cerimônia do ano passado.
No Instagram, foi a foto do apresentador Ansel Elgort com sua mãe, que ele levou como acompanhante na cerimônia, que ganhou mais "likes" - mais de 733 mil.
A audiência do Oscar, transmitido ao vivo pela ABC, da Walt Disney, teve forte queda, com 36,6 milhões de pessoas nos Estados Unidos em sintonia para ver "Birdman" e "Boyhood" disputar o prêmio de melhor filme da noite.
"Birdman" ganhou o Oscar de melhor filme, enquanto "Boyhood" ficou de fora das principais categorias.