No centro do ‘Roda Viva’, da TV Cultura, Luiz Fernando Guimarães foi questionado por mim a respeito de não levantar a bandeira da comunidade LGBT+ e se já sofreu algum episódio de homofobia.
O ator e humorista, de 73 anos, contou nunca ter sido discriminado ou ameaçado por conta de sua orientação sexual. A atuação no teatro e na TV serviu como uma espécie de escudo contra a intolerância.
“O fato de você representar, está vestido de um personagem... Você se segura ali, o personagem te dá um sustento enorme”, disse.
Ainda que todos no meio artístico e na imprensa soubessem, Luiz Fernando preferiu blindar esse aspecto da vida do olhar curioso do público.
“Nunca falei muito da minha intimidade porque o próprio nome diz, intimidade é intimidade.”
A situação mudou quando concedeu uma entrevista ao ‘Extra’ em maio de 2015, quando tinha 65 anos.
“Nunca falei sobre isso porque não vou levantar bandeirinha. Acho um saco. Acho que todo mundo sabe da minha preferência sexual”, disse ao jornal.
“Montei a minha vida para ser um ator que não protagoniza escândalos em capa de revista. Direcionei para isso, para que ninguém entre na minha intimidade. Se deixar de ser intimidade, vira casa da sogra.”
O artista se surpreendeu com a matéria e a repercussão. “Quando vi aquele título ‘Luiz sai do armário’, meus amigos falaram ‘mas por que você saiu do armário?’ Eu nunca entrei no armário, como é que vou sair?... Essa questão, pra mim, nunca foi um problema.”
Luiz Fernando Guimarães se relaciona há 25 anos com o hoteleiro e empresário Adriano Medeiros. Eles oficializaram a união em 2019. São pais de Dante e Olivia, adotados no Amazonas.
“Nós descobrimos a fórmula de estar juntos. Somos diferentes. De idade, de temperamento, de atitudes. Mas aprendemos a nos respeitar, a nos entender e descobrir como é bom envelhecer juntos...”, afirma Adriano, 50 anos, em ‘Eu Sou uma Série de 11 Capítulos’, autobiografia de Luiz Fernando lançada no fim de 2022.
“Nunca entrei no armário, como é que eu ia sair?”, brinca Luiz Fernando Guimarães.
No #RodaViva , o ator foi questionado sobre o momento em que o grande público descobriu que ele fazia parte da comunidade LGBTQIA+. pic.twitter.com/cxB0LYwOWx
— Roda Viva (@rodaviva) January 24, 2023