Uma novela precisa ter personagens carismáticos que despertem a identificação dos telespectadores e, assim, recebam a torcida por final feliz. Esse é um dos maiores problemas de ‘Mania de Você’: desejar o bem a quem?
Como se não bastassem as duas mocinhas confusas e sem carisma, Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz), o autor João Emanuel Carneiro introduziu outra personagem com o dom de irritar: Filipa (Joana de Verona).
A portuguesa surgiu para interromper o casamento de Viola com Rudá (Nicolas Prattes). No capítulo de sábado (21), ela invadiu o cativeiro onde Mavi (Chay Suede) mantém a chef de cozinha.
Filipa saiu de lá sem saber se odiava a cozinheira ou sentia piedade por vê-la dopada de calmantes. Acusava a rival de manipuladora e, ao mesmo tempo, parecia preocupada. Comportamento incoerente como a trama a si.
A grávida surgiu para irritar o telespectador e esticar o vaivém entre Viola e Rudá, um casal que já não tem muita química. ‘Mania de Você’ precisava de personagens cativantes, capazes de seduzir o público, hoje tão indiferente em relação à novela.
É necessário ter paciência ilimitada para acompanhar a cansativa obsessão de Mavi, a falta de energia de Viola, a ambiguidade de Luma e a desorientação de Rudá. Haja nervos! Não é à toa que, nos últimos dias, houve mais perda de audiência ao invés da necessária reação no Ibope.