Na edição de sábado (28), o ‘Jornal Nacional’ exibiu matéria a respeito da posse do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho como imortal da Academia Brasileira de Letras.
A repórter Flávia Jannuzzi colheu o depoimento de várias personalidades presentes na cerimônia. Entre elas, o presidente da instituição, Merval Pereira, colunista de ‘O Globo’ e comentarista da GloboNews.
Íntimo dos donos da TV Globo, o jornalista usou a câmera da emissora para reforçar a crítica ao negacionismo de Jair Bolsonaro ao longo da crise sanitária deflagrada pelo coronavírus no Brasil.
“Nesse momento em que a ciência foi fundamental durante a pandemia e que a ciência está sendo menosprezada pelas políticas governamentais, a chegada de Paulo Niemeyer à ABL mostra que nós não concordamos com o que está acontecendo e queremos enfatizar a importância da ciência no País”, disse Merval.
Visto por Bolsonaro como um inimigo, o ministro do STF Luís Roberto Barroso também falou à Globo. “Tem um papel simbólico muito importante a valorização da ciência e da medicina nesses tempos de obscurantismo e negacionismo.”
O próprio Paulo Niemeyer Filho marcou posição em seu discurso de posse diante dos colegas imortais e dezenas de convidados, inclusive artistas como Malu Mader – a atriz foi operada pelo médico de um cisto no cérebro em 2005.
“A Academia abre hoje suas portas para um médico que trabalha pela vida e que é fervorosamente a favor das pesquisas científicas, das vacinas e das artes”, afirmou o renomado neurocirurgião.
Desde março de 2020, quando a pandemia se instalou no País, o ‘JN’ criticou Bolsonaro várias vezes por conta de declarações e atos relacionados ao combate do coronavírus, à imunização da população e ao trato com contaminados e familiares de mortos.
Em reação, o presidente acusou o jornalismo da TV Globo de espalhar “pavor” na população e usar fake news para atacá-lo. “É aquela história... Futebol no SBT, covid é na Globo”, debochou em outubro de 2021.