Morreu no sábado (1º), em São Paulo, a atriz e ex-apresentadora Léa Camargo. Ela havia comemorado o 90º aniversário em 22 de março.
Começou a trabalhar em televisão logo após a inauguração do veículo no Brasil, no começo da década de 1950. Fez inúmeros personagens em teleteatros.
Passou por TV Tupi, Excelsior, Record, Band, TV Cultura, SBT e Globo. Participou de mais de 30 produções entre novelas e séries.
Léa foi vista em sucessos como ‘Onde Nasce a Ilusão’, ‘Super Plá’, ‘Simplesmente Maria’, ‘Os Imigrantes – Terceira Geração’ e nas primeiras versões de ‘O Profeta’ e ‘Mulheres de Areia’.
Um de seus personagens mais populares foi dona Idalina, a dedicada mãe de Xampu (João Vitti) em ‘Despedida de Solteiro’, na faixa das 6 da Globo, em 1992.
A última aparição na teledramaturgia aconteceu seis anos depois, quando atuou em ‘Era Uma Vez’, nos mesmos horário e canal.
No início da carreira, logo após se graduar na prestigiada Escola de Arte Dramática da USP, Léa Camargo mostrou versatilidade diante das câmeras. Apresentou programas, dublou filmes e fez comerciais ao vivo.
Deu relevante contribuição para a consolidação da TV e a respeitabilidade da profissão de ator no País. Como aconteceu com vários colegas de sua geração, não recebeu o devido reconhecimento em vida.