Com direito a anúncio no ‘Jornal Nacional’, a Globo fechou os contratos de patrocínio para exibições de jogos de futebol no ano que vem. Pela primeira vez serão 7 grandes anunciantes: Chevrolet, Grupo Petrópolis, Hypera Pharma, Vivo, Itaú, Sportingbet e Amazon.
“Empresas e marcas que confiam na paixão dos brasileiros pelo esporte e na qualidade das transmissões da Globo”, leu o âncora Helter Duarte, que cobre as férias de William Bonner.
O acordo com o número recorde de patrocinadores vai gerar receita de aproximadamente R$ 2,5 bilhões à emissora carioca. Equivalente a 20% do faturamento total do Grupo Globo em 2020. Quantia maior do que a arrecadação geral da Record TV e o dobro do que fatura o SBT em 1 ano.
O fechamento do superpacote de publicidade para o Brasileirão e a Copa do Brasil – com inserções na TV aberta, TV por assinatura e plataformas digitais – foi comemorado pela cúpula da Globo como um gol em final de Copa do Mundo, especialmente pela diretora geral de Negócios Integrados em Publicidade, Manzar Feres, e o diretor de Conteúdo do Esporte, Renato Ribeiro.
A garantia desse faturamento dá fôlego ao canal após uma fase complicada, com prejuízo acima de R$ 100 milhões no primeiro semestre, em parte consequência dos efeitos da pandemia de covid-19. Em 2020 e no início deste ano, a Globo precisou renegociar direitos de transmissão de eventos esportivos e adiantar valores a parceiros, além de enfrentar retração do mercado publicitário.
A boa notícia sobre o futebol em 2022 acontece após reveses em relação à concorrência. A emissora líder no Ibope perdeu a Copa Libertadores e a Copa América para o SBT, e se viu obrigada a abrir mão da exclusividade de transmissão nas plataformas digitais das partidas da Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre novembro e dezembro do próximo ano. Apesar disso, a Globo continua a ser o canal mais forte na cobertura do esporte mais popular no País.