Se a primeira impressão vale mesmo algo, a apresentação do triângulo amoroso formado por Zé Venâncio (Rodrigo Simas), Eliana (Sophie Charlotte) e Buba (Gabriela Medeiros) em ‘Renascer’ não poderia causar melhor impacto.
O vídeo de explicação da trama mostra o conflito que envolve traição, infertilidade, transexualidade e preconceito. Em crise no casamento com Eliana (Sophie Charlotte) por não conseguirem ter um filho, o herdeiro de Zé Inocêncio (Marcos Palmeira) se envolve com a trans Buba (Gabriela Medeiros). Trechos de cenas da segunda fase da novela – no ar a partir de 6 de fevereiro – adiantam o clima dramático. (Assista ao final do post.)
Destaque para a perceptível química entre Simas e Gabriela. Depois de tantos casais mornos em folhetins recentes, o público está ávido por romantismo convincente e atração física faiscante. Os atores entregam isso nas primeiras imagens divulgadas pela Globo.
Na versão original, Buba, vivida com brilhantismo por Maria Luiza Mendonça, era herdeira de um empresário rico. Responsável pela adaptação do texto de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, o autor Bruno Luperi foi sagaz ao dar uma profissão à personagem no remake: psicóloga.
Assim, ela poderá usar conhecimentos técnicos para explicar sua própria condição de gênero e identidade sexual aos telespectadores. Os esclarecimentos sempre ficam mais orgânicos e assimiláveis quando saem da boca de uma personagem.
A transexualidade deixou de ser novidade aos noveleiros. Investindo alto na diversidade em sua teledramaturgia, a Globo teve uma atriz trans (Valéria Barcellos/Luana) na antecessora às 21h, ‘Terra e Paixão’, e conta com artistas transexuais em ‘Elas por Elas’ (Maria Clara Spinelli/Renée), às 18h, e ‘Fuzuê’ (Nany People/Mariângela), às 19h.
Originalmente, Buba era hermafrodita, termo substituído por ‘intersexo’. Neste caso, as características sexuais não se encaixam nas noções típicas de sexo feminino ou sexo masculino.
Geralmente, a pessoa possui os dois órgãos sexuais ou aspectos biológicos de ambos os gêneros. Uma circunstância bem mais difícil de ser explicada ao público leigo. Mesmo assim, em 1993, Buba foi abraçada pelos telespectadores graças ao carisma de Maria Luiza Mendonça e à boa interação com Taumaturgo Ferreira, intérprete de Zé Venâncio.
A Globo acertou mais uma vez na escalação. Estreante em TV, Gabriela Medeiros, de 22 anos, está em sintonia com a câmera. Nos fragmentos de cenas vistos até agora, ela demonstra segurança e magnetismo.
O canal não poderia ter feito escolha melhor para formar o par romântico. Competente e galante, Rodrigo Simas, 32 anos, se declarou bissexual em 2023. Sua orientação sexual gerou incontáveis boatos ao longo dos anos, inclusive após se casar com a atriz Agatha Moreira, a Graça de ‘Terra e Paixão’.
“Eu demorei pra entender que era bi por não saber que ‘tudo bem ser bi’, que não era estar em cima do muro, era uma orientação sexual e tudo certo. Foi um processo”, contou o artista no programa ‘Na Piscina com Fê Paes Leme’, do GNT, semana passada.
Ter uma atriz trans e um ator bissexual em papéis de destaque da atração mais vista da TV é um valioso avanço na luta social contra o preconceito. Resta esperar para ver se o público vai se apaixonar por Buba e Venâncio a ponto de querer formar um trisal.
Na primeira versão, ele morreu assassinado porque a Globo decidiu tirar Taumaturgo Ferreira da novela. Existe a possibilidade de a tragédia não acontecer no remake. Vai depender da aceitação do casal.
A música escolhida para embalar essa relação é ‘Eu Não Sei Dançar’, sucesso de Marina Lima em 1991. A regravação traz a voz de Maria Maud, filha da atriz Claudia Abreu e do cineasta José Henrique Fonseca.