A onda de demissões do jornalismo da TV Globo segue a todo vapor. Nesta quarta-feira, 5, dez profissionais com mais de 20 anos de casa foram desligados, entre eles, estão jornalistas veteranos como César Galvão e Fabio Turci, repórteres de São Paulo; Fábio William, ex-repórter do Jornal Nacional e âncora do DF1, e Márcia Corrêa, editora-chefe do Bom Dia São Paulo, que tinha 33 anos de casa.
Na terça-feira, 4, Mônica Sanches, Eduardo Tchao, Marcelo Canellas e Leila Sterenberg também foram demitidos. Além do jornalismo, o narrador esportivo Cleber Machado e apresentadora Fernanda Gentil, também deixaram a TV Globo nas últimas semanas.
Segundo o Notícias da TV, os motivos dos cortes são os altos salários dos jornalistas com mais tempo de casa, para gerar economia e diminuir o impacto do prejuízo registrado no balanço financeiro nos últimos dois anos. Mais dispensas serão feitas ao longo das próximas semanas em diversas áreas.
O site de notícias do grupo Globo, o g1, também sofreu cortes. Sávio Ladeira, Edmundo Silva, Olivia Henriques e Marta Cavallini não fazem mais parte do portal. Ainda segundo a publicação, a sede da emissora no Distrito Federal precisou de reforço na equipe de saúde do trabalho para conseguir atender os demitidos, sem provocar filas.
Em comunicado enviado ao Terra, a Globo destacou que "tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa".
A emissora também busca mais equilíbrio financeiro."Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento", finalizou.