O principal horário de teledramaturgia da Globo vive uma excepcional fase de recuperação. ‘A Lei do Amor’ acabou com 27 pontos de média no Ibope. No ar há seis meses, ‘A Força do Querer’ aumentou em 27% o público na faixa das 9 da noite.
O folhetim escrito por Gloria Perez está com 34 pontos, a melhor média desde ‘Amor à Vida’ (encerrada em janeiro de 2014, com 36 pontos).
Com qualidade dramatúrgica superior às antecessoras, a trama atual fez a Globo reconquistar 1,5 milhão de telespectadores somente na região metropolitana de São Paulo, principal área de aferição de audiência do País.
Esses 7 pontos ganhados em curto período encerraram uma crise que se arrastava desde o final de ‘Império’, em março de 2015 (32 pontos de média).
As produções seguintes – ‘Babilônia’ (25 pontos), ‘A Regra do Jogo’ (28 pontos), ‘Velho Chico’ (29 pontos) e a já citada ‘A Lei do Amor’ – ficaram longe de ser um sucesso de público e crítica.
Devido à aprovação popular de ‘A Força do Querer’, a Globo enfim fez as pazes com os noveleiros e recuperou status.
A repercussão dos capítulos acontece diariamente nas redes sociais, no boca a boca e pela imprensa. Gera desde discussões ideológicas até memes impagáveis.
Prova incontestável do resultado exitoso conseguido pela equipe dos diretores Rogério Gomes e Pedro Vasconcelos.
O brasileiro passa o dia inteiro com os olhos na tela do celular, mas não deixa de ver sua novelinha toda noite.
É o escapismo que insere generosa dose de romantização à vida real.