A autora Gloria Perez já provou ser destemida – na teledramaturgia e na vida real. Ela vai precisar de audácia extra para enfrentar o desafio hercúleo que se inicia esta noite.
A cúpula da Globo aposta alto no potencial de ‘A Força do Querer’ para recuperar a combalida faixa das 21h, a de maior visibilidade e faturamento da televisão brasileira.
Pelas eficientes chamadas sobre a trama, veiculadas nas últimas semanas, milhões de brasileiros apaixonados por telenovela também devem ter renovado a esperança de, após várias produções apenas medianas, ter a oportunidade de acompanhar um bom novelão.
O mais nobre horário de ficção da emissora não apresenta um fenômeno de popularidade desde ‘Avenida Brasil’, de 2012, com 39 pontos de média – índice não alcançado pelas oito novelas seguintes.
Depois dela, o canal enfrentou altos e baixos: resultados razoáveis como ‘Amor à Vida’ (2013-2014) e ‘Império’ (2014-2015), e fracassos como ‘Em Família’ (2014) e ‘Babilônia’ (2015).
A recém-encerrada ‘A Lei do Amor’ decepcionou no conteúdo e na média no Ibope. Marcou 27 pontos, dois a menos do que a antecessora ‘Velho Chico’. O último capítulo, exibido na sexta-feira (31), registrou 37 de média, de acordo com dados prévios.
Gloria Perez recebe a faixa em situação desfavorável. Sua ‘A Força do Querer’ precisará cumprir a missão de manter o público ainda disposto a ver teledramaturgia e, o mais difícil, atrair quem desistiu de ver novela diariamente.
Dois fatores podem ajudar o desempenho do folhetim. O primeiro é o número crescente de famílias que cancelam a assinatura da TV paga para reduzir custos em tempo de crise e voltam à programação do sinal aberto.
O segundo é o vácuo na TV fechada com a saída de Record, SBT e RedeTV! do menu das operadoras Net, Sky e Oi. Os ‘órfãos’ do trio de emissoras podem migrar para a nova trama global.
Se Gloria Perez reconduzir o horário das 9 aos 30 pontos de média no Ibope, a Globo vai festejar com fogos. A comemoração será ainda maior se a novelista repetir a performance de sua última produção na faixa, ‘Salve Jorge’ (2012-2013): 34 pontos.
É improvável, mas não impossível. No YouTube, o compacto de 30 minutos e os vídeos curtos de apresentação de ‘A Força do Querer’ mostram uma novela com belas paisagens, personagens vibrantes, romances à flor da pele e conflitos curiosos. Ingredientes que, quando bem azeitados, resultam em sucesso.
...
Foto ‘ZecaRitinha’: Estevam Avellar/TV Globo – Legenda: Zeca (Marco Pigossi) e Ritinha (Isis Valverde): paixão e ciúme em paisagem amazônica
Foto ‘RubinhoBini’: Maurício Fidalgo/TV Globo – Legenda: Rubinho (Emílio Dantas) e Bibi (Juliana Paes): amor que vai resistir às dificuldades da vida