A atriz Regina Dourado, que está no ar no canal Viva como Efigênia Limoeiro na reprise de Roque Santeiro (1985), morreu em 2012, aos 60 anos, após abandonar o tratamento contra um câncer de mama e esconder a doeça da família. A artista esteve em diversos sucessos da Globo e foi um dos grandes nomes da televisão brasileira. Relembre trajetória de sucesso.
Carreira inspiradora
Regina teve uma carreira marcada pela versatilidade e caminhou não apenas pela televisão, vivendo personagens importantes também no cinema e teatro. Apesar disso, se detacou nas telinhas por viver mulheres fortes que funcionavam como uma representação do nordeste brasileiro - a atriz era da Bahia e viveu muitos anos de sua vida em Salvador.
Na carreira, o reconhecimento começou a ser em âmbito nacional quando a atriz viveu Joana Bezerra na minissérie Lampião e Maria Bonita (1982). Depois disso, participou de muitas novelas que viraram sucessos, como Roque Santeiro, Renascer (1993), Explode Coração (1995), Anjo Mau (1997), América (2005) e O Rei do Gado (1996).
Seus últimos trabalhos na televisão foram na Record, emissora onde conquistou dois papéis: primeiro em 2006, na novela Bicho do Mato, como Wanda Chaves; depois em 2007, no folhetim Caminhos do Coração, como Altina.
Luta contra o câncer
A atriz recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de mama em 2003 e enfrentou bravamento a doeça. Em 2010, foi novamente atingida pelo câncer - dessa vez na mama esquerda. Em entrevista à CARAS Brasil publicada no início de 2024, Oscar Dourado, o irmão da artista, revelou que ela optou por parar tratamento e escondeu doença da família.
"A morte é decorrência da vida e ela sabia que estava abreviando a vida ao parar com o tratamento. Quando soube da situação, preferiu viver a vida com prazer e não se rendeu à covardia para viver um pouco mais", comentou o familiar.
"Ela era uma mulher muito forte e nunca queria preocupar a família. Quando perguntávamos sobre como ela estava, ela dizia que estava bem, sempre escondia qualquer fragilidade", explicou sobre a decisão da irmã. A atriz foi internada no dia 20 de outubro de 2012 por complicações decorrentes do câncer e morreu poucos dias depois, na manhã de 27 de outubro de 2012, em Salvador.