Como vocês querem que esse ranking seja elaborado? A partir de audiência, tramas sem pé, nem cabeça, ou falta de carisma com o público? Bom, em qualquer um desses assuntos, Babilônia é líder absoluta. Com 25 pontos de média, a novela das 21h tem o pior índice de audiência da história do horário nobre da Globo e, por isso, vai perder (por enquanto) 18 capítulos, antecipando seu encerramento do final de setembro para agosto.
Siga Terra Diversão no Twitter
Mas o que explica tanta rejeição? Um beijo entre duas personagens veteranas e homossexuais? Difícil. Para se ter uma ideia, Amor à Vida (2013), um dos sucessos recentes da dramaturgia global, encerrou com um longo selinho entre Félix (Matheus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). A cena tinha um agravante ainda mais evidente: o preconceito contra homens gays é imensamente maior do que contra mulheres.
Mas não estamos aqui para analisar, mas sim para mostrar os 10 maiores fracassos entre todas as novelas das 20h/21h da Globo. Veja abaixo:
10. O Dono do Mundo
Imagine escrever uma novela em uma época onde qualquer trama das 20h/21h passava dos 50 pontos de média e acabar com apenas 43? Foi o que aconteceu com O Dono do Mundo. Sim, a trama é um clássico, mas os índices são baixíssimos para a época, 1991. Foi a primeira novela global de horário nobre a não chegar, ao menos, aos 45 pontos de média.
9. Viver a Vida
A trama de Manoel Carlos teve dificuldades para se firmar do início ao fim e, assim como Babilônia, passou por diversas mudanças na história para movimentar os resultados. A decisão ajudou, e a novela, que chegou a bater os 30 pontos de audiência, número baixo para uma época sem Netflix, terminou seu último mês com 37 de média e picos de 46 pontos.
8. Salve Jorge
A trama de Morena (Nanda Costa) e Théo (Rodrigo Lombardi) deixou Glória Perez de cabelos em pé. Com o Twitter bombando, a novela veio logo após o sucesso Avenida Brasil e, olha, não foi fácil. Salve Jorge marcou a pior audiência da história do horário até então, com 29 pontos após um mês no ar. Os resultados enfureceram Glória, que disse que o público "não sabia voar" com a magia de sua trama bem fantasiosa. O final, no entanto, foi positivo. O último capítulo registrou 46 pontos.
7. Suave Veneno
Nada tão bom quanto receber um público empolgado com um sucesso anterior do horário para estrear uma nova história, não é? Pois Suave Veneno estreou em 1997 recebendo os 44 pontos de média de Torre de Babel, em uma época em que TV era a única atração de entretenimento do brasileiro dentro de casa. Mesmo assim, acabou com média de 38 pontos, sendo a primeira novela da história da faixa das 20h/21h da Globo a não ultrapassar os 40 pontos de média. Que coisa, hein, Aguinaldo Silva?
6. Caminho das Índias
Glória Perez, a gente te ama por ter feito O Clone, mas não precisava tentar repetir tudo de novo, não acha? Por essas e outras, Caminho das Índias encerrou sua trajetória com 39 pontos de média, baixo para o horário. Em 31 de janeiro de 2009, chegou a marcar apenas 28 pontos, quase uma Babilônia da vida.
É verdade que, naquele dia, a culpa não foi exatamente dela, e sim da pior novela da história da Globo, Negócio da China, de Miguel Falabella. Exibida na faixa das 19h, a trama sem sentido marcou 14 pontos (!) naquele dia, destruindo o restante do horário global.
5. Esperança
Não se lembra de Esperança (2002)? Não se sinta mal, eu também não lembrava até ser chamado pra fazer esse ranking. Benedito Ruy Barbosa herdou 47 pontos (!) de média de O Clone e sabe o que fez? Transformou em 38, pior média do horário até então.
4. Insensato Coração
A novela de Ricardo Linhares e Gilberto Braga, que foi ao ar em 2011, tinha ínumeras qualidades. Era dinâmica, emocionante, cheia de cenas de ação e reviravoltas. Mesmo assim, terminou com média de 36 pontos. Na época, a Globo já enfrentava dificuldades para repetir números impressionantes do passado, como os 64 pontos de Tieta, em 1989, o que nunca mais aconteceu. Insensato Coração, sem dúvidas, não ajudou.
3. Passione
O horário das 21h na emissora global já vinha mostrando dificuldades mesmo antes de Insensato. Escrita por Silvio de Abreu, Passione (2010) marcou apenas 35 pontos de média. O que hoje pode ser considerado bom, na época era pouco. Foi o pior ibope da história da Globo até então.
2. Em Família
Afinal, você conhece alguém que curtiu o casal Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes)? Os 29,8 pontos de média fizeram de Em Família uma tremenda decepção. Na verdade, nem tanto, uma vez que a história parecia chata desde o primeiro capítulo, uma proeza de Manoel Carlos. Em Família se tornou a quarta novela mais curta da história do horário das 21h, sendo cortada em três oportunidades.
1. Babilônia
Mas nada é tão Em Família que não possa piorar. O maior fracasso de todos os tempos é de Babilônia. Recebendo uma média de 32 pontos de Império, audiência ok para o momento atual da televisão, Gilberto Braga hoje vê sua novela marcando apenas 25 pontos no ibope. A chegada de Silvio de Abreu para "salvar a lavoura" só piorou a situação. As mudanças radicais na trama tornaram tudo muito confuso, e deram a impressão de que nem os próprios autores acreditavam no produto que colocavam no ar.
Assim, Babilônia, que estava prevista para ir até o final de setembro e, se tivesse sucesso, talvez outubro, agora termina em agosto, colocando o abacaxi nas mãos de A Regra do Jogo, próxima aposta para o horário, escrita por João Emmanuel Carneiro, do fenônemo Avenida Brasil.