"A sociedade, de vez em quando, ela tenta mudar, tenta esconder pessoas como eu. Não consegue. Não vai conseguir nunca. Nunca", é o que diz a advogada Teresa, personagem de Fernanda Montenegro, renomada atriz que, aos 85 anos, vive uma personagem lésbica com um romance de 35 anos com Estela, papel vivido por Nathalia Timberg, que tem a mesma idade.
Siga Terra Diversão no Twitter
O diálogo, quase monólogo, aconteceu quando Teresa foi chamada pela diretora da escola de seu filho. Ela tentou explicar que os pais de outras crianças estão reclamando do fato de Rafael, que na segunda fase é interpretado por Chay Suede, dizer aos colegas que tem duas mães, e pediu para que Teresa acostumasse o garoto a chamá-la de tia, não mãe, "para que ele tenha um melhor convívio com a sociedade".
Ouvindo o pedido com espanto, Teresa respondeu: " Rafael era filho da minha companheira. Infelizmente essa moça morreu logo que ele nasceu. O pai optou por não estar com ele. Apesar da minha idade, eu sempre peguei meu menino no meu colo, sempre acalentei ele, cuidei dele nas noites de febre, dei mamadeira, cantei para ele dormir. Dei amor, muito amor, e educação. Ele me chama de mãe espontaneamente. Isso nunca lhe foi imposto".
A cena é fictícia, mas a situação, não. O discurso contra a homofobia repercutiu, para o bem e para o mal, e mostrou como esse tipo de texto ainda é necessário. No Twitter, a maioria apoiou e destacou a posicionamento de Teresa e a ousadia do autor, Gilberto Braga, em discutir o assunto.
Diferente do que aconteceu em Império, onde os personagens homossexuais de maior destaque demoraram para assumir sua opção sexual e afetiva, Babilônia já começa destacando o tema como uma de suas principais tramas, e o resultado é o reconhecimento do público, que trata a novela de uma maneira diferente.
Veja abaixo a repercussão nas redes sociais:
fernanda montenegro que lindo textao progressista em pleno horario nobre
— Alexei Marconikovski (@Marconikovski)
March 18, 2015
Olha a Fernanda Montenegro dando aula de cidadania na novela.
— Dudu (@poxaduduh)
March 18, 2015
eu quando aparece a fernanda montenegro
pic.twitter.com/QbgwwJ4IzN
— thi (@srthiagomoraes)
March 18, 2015
Prazer, meu nome é Fernanda Montenegro e estou sapateando na cara da sociedade preconceituosa.
#Babilonia
pic.twitter.com/0bEr0NB0ri
— Aguinaldinho (@Aguinaldinho)
March 18, 2015
queria que a fernanda montenegro fosse minha avó
— Berriel, V. (@vyktorb)
March 18, 2015
fernanda montenegro rainha
— JACIARA MACUMBEIRA (@MACUMBElRA)
March 18, 2015
Fernanda Montenegro conseguiu o impossível com este papel: ser ainda mais foda.
#BabilôniaCAP02
— Celso Dossi (@celsodossi)
March 18, 2015
Se os EUA tem meryl streep o Brasil tem fernanda montenegro
— Matatabi (@HausOfGian)
March 18, 2015