Band mudou trama de horário após baixo ibope em retomada das novelas há 18 anos

Emissora retomou novelas originais depois de sucesso de obras da Record, mas novela deu prejuízo e Band decidiu desistir de exibição às 22h

14 nov 2024 - 07h30
(atualizado às 07h35)
Paixões Proibidas foi baseada nos romances Amor de Perdição, Mistérios de Lisboa e Livro Negro de Padre Dinis, de Camilo Castelo Branco
Paixões Proibidas foi baseada nos romances Amor de Perdição, Mistérios de Lisboa e Livro Negro de Padre Dinis, de Camilo Castelo Branco
Foto: Reprodução/Band / Contigo

Em 14 de novembro de 2006, há 18 anos, a Band estreava Paixões Proibidas, novela que marcava o retorno da emissora às produções originais. A trama, uma coprodução entre o canal brasileiro e a Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), começou a ser exibida na faixa das 22h, mas foi um fracasso de audiência e a emissora precisou mudar a novela de horário na tentativa de evitar o baixo ibope.

Fiasco na programação especial

Como relembra o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, Paixões Proibidas fez parte da programação especial desenvolvida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação (Band) para a comemoração dos seus 70 anos de fundação. A RTP, em Portugal, também utilizou a novela como parte de uma programação comemorativa transmitida no estrangeiro em 2008, já que o grupo se tornava cinquentenário naquele ano.

Publicidade

Mesmo com o cuidado da produção pelas datas especiais, o folhetim foi um fiasco no desempenho de audiência. Paixões Proibidas, conhecida como "novela das 10 da Band", não chegou a bater três pontos de Ibope na Grande São Paulo. 

O péssimo desempenho, segundo Xavier, rendeu um grande prejuízo para a emissora. A produção custou em torno de R$ 25 milhões para ir ao ar, e a solução encontrada pela Band para reverter a perda foi realizar um leilão com figurinos e objetos de cenografia de Paixões Proibidas após o fim de sua exibição.

Troca de horário

Antes de entregar totalmente os pontos e declarar a trama como fadada ao fracasso, a emissora tentou reverter os índices de audiência com uma mudança no horário de transmissão do folhetim. No livro Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas, Fábio Costa narra o caminho escolhido pela Band: como a emissora não podia tirar a novela do ar antes do previsto devido ao compromisso com a coprodutora portuguesa, a solução foi passar a novela das 22 horas para as 17h30.

Após fazer uma dobradinha de horário, exibindo resumos da novela na parte da tarde enquanto a trama continuava com capítulos transmitidos às dez horas, Paixões Proibidas começou a ser exibida somente no novo horário a partir de fevereiro de 2007.

Publicidade
Contigo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se