A atriz Juliana Paes interpreta a personagem Jacutinga em duas fases da novela Renascer, da Globo, que contou com um salto temporal de 30 anos. Entretanto, a caracterização da personagem gerou críticas devido às mãos não estarem envelhecidas como o rosto dela.
A atriz Juliana Paes apareceu quase irreconhecível na segunda fase da novela Renascer, da Globo, nesta segunda-feira, 5. Um detalhe, porém, chamou a atenção na caracterização dela como a personagem Jacutinga, uma cafetina: apesar do rosto ter ficado envelhecido, as mãos continuavam sem rugas.
A novela teve um salto de 30 anos no enredo, e Paes foi escolhida para interpretar sua personagem nas duas fases da novela. Mas ao contrário do rosto, que ficou cheio de rugas, as mãos da personagem não envelheceram, conforme apontaram os telespectadores nas redes sociais.
Na versão original da novela, de 1993, a personagem Jacutinga iria embora de Ilhéus, na Bahia, logo após a morte de Maria Santa (Patrícia França). No remake, porém, a participação de Juliana Paes foi estendida, e a personagem, agora com 70 anos de idade, é interpretada pela atriz. Ela ainda deve aparecer por mais 15 capítulos.
A caracterização de Juliana Paes como Jacutinga idosa surpreendeu o público positivamente, no entanto, as mãos entregaram a fantasia. "A mão da Jacutinga sem uma ruga", reclamou uma internauta no X (antigo Twitter).
"Querendo a receita de hidratante para mão da dona Jacutinga, com o rosto todo enrugado e a mão lisinha", acrescentou outra usuária. "A maquiagem da Jacutinga com o rosto todo enrugado, mas mão e braços normais", acrescentou mais uma telespectadora.
A novela Renascer, no ar na Globo, é um remake da versão escrita por Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar em 1993 na emissora. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga que estreou no horário nobre em 22 de janeiro. O remake está previsto para ficar no ar até setembro.