Isadora Ribeiro critica cortes na abertura de Tieta: 'Censura e um retrocesso cultural'

Em entrevista à Contigo!, Isadora Ribeiro, modelo que estrelou a icônica abertura de Tieta, critica adaptação da obra e denuncia censura

19 nov 2024 - 18h37
(atualizado às 18h37)
Tieta retorna a partir do dia 2 de dezembro ao Vale a Pena Ver de Novo
Tieta retorna a partir do dia 2 de dezembro ao Vale a Pena Ver de Novo
Foto: Reprodução/ Instagram / Contigo

A partir de 02 de dezembro, o Vale a Pena Ver de Novo da Globo passará a exibir uma das novelas mais assistidas da história da televisão brasileira, Tieta. A obra, que foi ao ar originalmente em 1989, chamou atenção do público pelo enredo cativante e ousadia, inclusive, a abertura foi um marco para época por apresentar flahs de nudez da modelo Isadora Ribeiro. Contudo, para se adaptar ao horário da tarde, a emissora deve alterar as cenas que mostram os seios da artista. A decisão foi bastante criticada. 

Foi noticiado que as cenas de nudez da abertura de Tieta serão cortadas. A Globo se pronunciou e declarou que "Assim como em outras novelas que reprisamos, 'Tieta' pode apresentar adaptações (edições ou ajustes) em seu conteúdo, inclusive abertura, para se adequar ao horário de exibição". 

Publicidade

Em entrevista à Contigo!, Isadora Ribeiro, grande musa da abertura da novela, aponta que essa escolha é uma forma de retrocesso e censura por parte da emissora. A modelo relembra que, na época de sua exibição original, a ousadia da trama foi bastante elogiada pelo público e crítica. 

"É uma forma de censura e um retrocesso cultural, porque na época ninguém criticou a exibição, o público e os jornalistas eram só elogios, enfatizando a grandiosidade da obra de arte, com efeitos e luzes no corpo. A abertura da novela Tieta foi muito moderna prá época, repleta de elementos simbólicos, com a minha imagem evocando a natureza, a liberdade e a essência de uma Bahia exuberante e mística. Com todos esses elementos em destaque, a obra ajudou a alavancar a audiência", declara.

A história se tornou um clássico por apresentar ousadia, liberdade, empoderamento feminino, críticas ao conservadorismo, entre outros temas muito bem escritos. Isadora Ribeiro reforça que a abertura da obra vai de encontro com esses pontos exaltados em Tieta

"A liberdade e empoderamento está refletida na abertura e na história da obra e comportamento da personagem protagonista durante a exibição dos capítulos. A abertura é uma obra de arte que prepara o expectador para o universo sensual, rural e cheio de contrastes da novela, adaptada da obra de Jorge Amado e música especialmente composta pelo Boni na voz do Luiz Caldas", confessa.

Publicidade
Isadora Ribeiro foi a grande musa da abertura de Tieta/
Foto: Divulgação/ Globo / Contigo

Isadora Ribeiro relembra a repercussão da abertura de Tieta em 1989: "Ninguém criticou a exibição, e foi muito lindo curtir a reação das pessoas, era unânime a admiração e receptividade dessa obra incrível". 

"Tenho muito orgulho de ter participado e visto no ar, exatamente o resultado que eu busquei no momento pra minha atuação durante a gravação da abertura: exibindo através das imagens a naturalidade e desenvoltura de um ser telúrica integrada na natureza", finaliza Isadora Ribeiro em entrevista à Contigo!. 

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE ISADORA RIBEIRO NAS REDES SOCIAIS:

Contigo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se