Exibida de setembro de 2019 a maio deste ano, Na Corda Bamba rendeu ótimos índices de audiência ao canal TVI, de Portugal. A trama foi criada e escrita pelo moçambicano Rui Vilhena.
No Brasil, ele colaborou com Aguinaldo Silva em Fina Estampa, recentemente reapresentada na faixa das 21h da Globo, e assinou como autor principal Boogie Oogie, entre 2014 e 2015.
Ao compartilhar a notícia da nomeação no Instagram, Rui Vilhena escreveu: “Obrigado a todos que acreditaram na história. Tenho tanta, mas tanta gente para agradecer... Me perdoem, mas agora a emoção é grande e vou abrir um champanhe”.
O elenco de Na Corda Bamba contou com a presença de Lucélia Santos e Edwin Luisi, o inesquecível casal romântico da clássica Escrava Isaura, de 1976. Marcio Rosario, visto em Fina Estampa e no ar em Flor do Caribe, fez participação especial.
A produção portuguesa concorre ao Emmy com outras três telenovelas: Pequeña Victoria, da Telefe (Argentina), Chen Xi Yuan (Love And Destiny), da plataforma online iQIYI (China), e Órfãos da Terra, da Globo.
O folhetim brasileiro, ocupante do horário das 18h de abril a setembro de 2019, contou o drama de refugiados da Síria. As autoras Thelma Guedes e Duca venceram o Emmy Internacional em 2014 com Joia Rara.