A partir de 02 de dezembro, o Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, passará a exibir uma das novelas mais assistidas da história da televisão brasileira, Tieta. A obra é considerada a segunda novela com maior índice de audiência do Brasil, perdendo apenas para Roque Santeiro (1985). Apesar de ser a líder histórica em números de telespectadores, a trama foi reprisada nas tardes da emissora, mas não decolou; relembre.
Escrita por Dias Gomes (1922-1999) e Aguinaldo Silva, Roque Santeiro é a novela com maior audiência da história do país. E marcou gerações com personagens icônicos como Roque Santeiro (José Wilker); Viúva Porcina (Regina Duarte) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte).
A novela foi reprisada na Globo duas vezes: em 1991, no fim de tarde, e em 2000, no Vale a Pena Ver de Novo. Apesar do sucesso, a segunda reexibição de Roque Santeiro não foi bem de audiência, e muitos concluíram que o público estranhou a produção de 15 anos antes, já considerada antiquada para os padrões dos anos 2000.
A DATA É OPORTUNA?
Outro ponto semelhante entre as duas reprises será com relação à época de exibição. Em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Roque Santeiro estreou em 11 de dezembro de 2000. E Tieta está com previsão para retornar às telas em 02 de dezembro em 2024.
Não é segredo para ninguém que estrear novelas no último mês do ano é um desafio. Tendo em vista que esse é um período de férias. Muitos telespectadores estão viajando e, sem contar, as festas de confraternização que acontecem em dezembro.
Porém, por outro lado, é importante reforçar que o cenário atual é bem diferente do que Roque Santeiro pegou em sua reprise na década de 2000. Atualmente, o saudosismo por clássicos está cada vez maior e o público sente falta de uma novela que não tem medo de explorar todo o potencial que uma teledramaturgia pede, e Tieta cumpre esse papel.
Fato é, Tieta é um clássico das novelas brasileiras e clássicos são sempre bem-vindos. A trama é bem escrita, inteligente e faz uma crítica de maneira ainda mais esperta para muitos problemas na nossa sociedade, mas não será um trabalho fácil essa adaptação para o horário da tarde da Globo.