SBT mudou novela de horário inúmeras vezes após fracasso no ibope há 34 anos

Trama focada em camada pobre da sociedade não fisgou público acostumado às novelas mexicanas exibidas no SBT e emissora sofreu com queda de audiência

5 nov 2024 - 16h14
Edson Celulari vivia o protagonista pobre da novela, Totó
Edson Celulari vivia o protagonista pobre da novela, Totó
Foto: Reprodução/SBT / Contigo

Em 5 de novembro de 1990, há 34 anos, o SBT estreava Brasileiras e Brasileiros, uma novela inovadora para o público da emissora, que estava acostumado aos dramas mexicanos constantemente importados pelo canal de Silvio Santos. A trama, focada em pessoas pobres, não agradou aos telespectadores e o SBT mudou Brasileiras e Brasileiros de horário inúmeras vezes após fracasso no ibope.

Exibição em diversos horários

Walter Avancini, diretor-geral e um dos principais organizadores da novela, conhecido por trabalhos consagrados na teledramaturgia brasileira, acabou afastando o público com sua trama centrada em personagens das camadas mais pobres da sociedade.

Publicidade

Mesmo com um elenco recheado de estrelas, como Juca de Oliveira, Irene Ravache, Maria Della Costa, Paulo Autran, Fábio Jr. e Ângela Maria, Brasileiras e Brasileiros precisou sofrer mudanças consideráveis, tanto de enredo como de estratégia de exibição.

A história passou a focar no drama de personagens milionários, interpretados por Rubens de Falco e Lucélia Santos, e a novela passou por várias faixas de horário do canal. Segundo o jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, Brasileiras e Brasileiros foi transmitida às 18h, 18h30, 17h45, 19h e, por último, às 20h.

As mudanças, entretanto, não surtiram efeito. A novela foi um completo fracasso para a emissora, que perdeu patrocinadores e ganhou uma audiência com menos de três pontos no Ibope.

Recuperação do canal

Com o final da exibição, o SBT voltou a investir em novelas mexicanas e conseguiu se recuperar dos péssimos índices de audiência. Silvio Santos, como relembra Xavier, estreou Carrossel e a novela infantil se transformou em um verdadeiro surto entre o público. 

Publicidade

A audiência do canal, de acordo com o jornalista, quintuplicou e chegou a bater 20 pontos, o que mostrou à emissora que o investimento em dramas importados era mais seguro que lançar novelas originais. 

Depois do fracasso da nacional e do sucesso da mexicana, o SBT optou por continuar com a transmissão de dramas internacionais e pausou por tempo indeterminado a produção de folhetins brasileiros.

Leia também: Globo derrubou ibope das sete há 11 anos com novela ambientada em ilha misteriosa

Contigo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se