Números não mentem. Os índices aferidos pela Kantar Ibope provam o efeito positivo de ‘Pantanal’ no horário nobre da Globo. A audiência média da faixa das 21h30 às 22h30 subiu 22% desde a estreia.
Em seus primeiros 30 capítulos, exibidos de 28 de março a 30 de abril, a novela marcou média de 27.3 pontos, em torno de 5,6 milhões de telespectadores somente na Grande São Paulo.
O folhetim que a antecedeu, ‘Um Lugar ao Sol’, teve performance bem inferior no mesmo período: média de 22.4 pontos. O ganho de quase 5 pontos em pouco tempo faz de ‘Pantanal’ um sucesso instantâneo.
Nas 5 semanas iniciais, ficou abaixo do desempenho numérico das anteriores ‘Império’ (em edição especial), ‘Amor de Mãe’ e ‘A Dona do Pedaço’, porém, fez a Globo voltar a respirar aliviada.
O viés é de alta, ou seja, ‘Pantanal’ tem crescido no ranking. A expectativa é que registre médias semanais de 30 pontos – patamar desejado pela cúpula da emissora – até o terceiro mês no ar.
A novela de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) consolida até 5 vezes mais público do que produções da Record TV e do SBT no mesmo horário de exibição.