Os Simpsons vieram do futuro? Por que a série prevê tudo?

Os Simpsons acerta mais uma vez e prevê atentado contra Donald Trump

16 jul 2024 - 06h55
(atualizado às 10h01)
Os Simpsons vieram do futuro? Por que a série prevê tudo?
Video Player

No último fim de semana, o ex-presidente norte-americano Donald Trump sofreu um atentado em um avento de pré-campanha para a presidência dos Estados Unidos. Mais do que depressa, as internet lembrou que a série “Os Simpsons” previu de certa forma o atentado em um episódio.

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

A série "Os Simpsons" é famosa não só por seu humor ácido e sátira social, mas também por suas previsões aparentemente proféticas de eventos do mundo real. Ao longo de suas décadas no ar, vários episódios de "Os Simpsons" apresentaram enredos que mais tarde se tornaram realidade, levando muitos a acreditar que os escritores possuem uma visão quase sobrenatural.

Publicidade

Uma das previsões mais famosas é a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Em um episódio de 2000, intitulado "Bart to the Future", Lisa Simpson se torna presidente e menciona que herdou uma crise de orçamento do ex-presidente Trump. A ideia de Trump como presidente parecia absurda na época, mas se tornou realidade em 2016.

Outro exemplo é a pandemia de Covid-19. Em um episódio de 1993, "Marge in Chains", uma gripe chamada "Gripe de Osaka" se espalha por Springfield depois que um trabalhador japonês espirra em uma encomenda. A similaridade com a disseminação global do coronavírus em 2020 foi impressionante.

Além dessas, a série também previu a crise financeira de 2008, o surto de Ebola, o escândalo de corrupção da FIFA e até mesmo a invenção dos smartwatches.

Essas previsões levantam debates sobre a coincidência e a capacidade dos roteiristas de "Os Simpsons" de captar tendências culturais e políticas com uma precisão assustadora. Embora muitos desses eventos possam ser atribuídos ao acaso, a habilidade dos roteiristas de observar e extrapolar a realidade faz com que "Os Simpsons" continue a ser uma série surpreendentemente relevante e atemporal.

Publicidade

(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se