Sempre atento a tudo que se passa em sua fazenda e com os seus peões, José Leôncio, personagem de Marcos Palmeira na novela Pantanal, da TV Globo, ficará sabendo, e ficará chocado, com o que ocorreu a Alcides, papel de Juliano Cazarré, na trama das 21h. Até então ele acreditava que seu funcionário e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) tinham sido atacados por uma onça, como o próprio casal contou. Mas, ao ver que Alcides e Zaquieu (Silvero Pereira) desapareceram misteriosamente, o fazendeiro decidirá tomar uma providência.
É aí que Filó (Dira Paes) entra na história. Ela vai contar ao amado toda a verdade. Enquanto isso, a dupla já estará a caminho da fazenda de Tenório (Murilo Benício) para se vingar do vilão. "Agora também não adianta ir atrás do Alcides e do Zaquieu", diz a mãe de Tadeu (José Loreto). "Como não vou, Filó? Eu tenho que ir... São meus peões... O Tibério (Guito) vai até o piquete, onde ele mandou eles arrumar a cerca... Eu vou apanhar o barco e descer esse rio", fala José Leôncio.
"Vai ser perda de tempo", responde Filó, sabendo o verdadeiro destino dos dois. "Como ocê tem tanta certeza? O que que ocê tá querendo esconder de mim?", questiona o fazendeiro. "Eu tentei te contar. Falei que era segredo... Ocê não quis escutar", argumenta ela. "Então me fala agora, diacho. Se o Alcides me sumir com outro barco...", continua Leôncio.
"Aquela história da onça que atacou ele mais a Maria na prainha, não tá lembrado?", relembra ela. "Como é que eu ia esquecer de um causo mal contado que nem aquele?", destaca o fazendeiro. "Tava muito do mal contado porque era mentira! Quem atacou eles não foi onça... Foi bicho muito pior", diz Filó.